“Tenho visto promessas assustadoras”, diz Teresa Surita sobre candidatos à Prefeitura de Boa Vista

A prefeita Teresa Surita deu entrevista nesta quinta-feira (22) à Rede Cidade, onde falou sobre seus dois últimos mandatos de gestão que transformaram Boa Vista em uma cidade com melhor infraestrutura, praças, educação fortalecida, além de desafios superados, como a imigração em massa e a pandemia.

Questionada sobre sua visão a respeito das eleições deste ano, Teresa ressaltou que tem se deparado com muitos candidatos prometendo aquilo que não podem cumprir e ludibriando a população. E por isso, é preciso atenção na hora de escolher seus representantes. 

“Tenho visto promessas assustadoras. Tem candidato prometendo que vai reduzir a conta de luz. Outro está prometendo ‘x’ UBSs, sem ao menos ter noção da situação orçamentária do município. É um absurdo. O prefeito precisa trabalhar com a realidade. Mas o que vemos são muitas promessas infundadas e mentirosas. Cabe a cada um estudar o histórico de seus candidatos e se informar melhor para não errar na hora do voto”.

Para Teresa, o próximo prefeito deve continuar focando nas pessoas e manter tudo o que foi construído e conquistado ao longo desses oito anos, pois representam uma nova Boa Vista que começou a surgir a partir de 2013. Antes, o caos imperava na cidade, com saúde precária, praças abandonadas e muitas ruas sem asfalto.

Teresa destacou que hoje Boa Vista vive uma nova realidade. Na área de educação, por exemplo, as escolas municipais superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ultrapassando a própria meta para 2017 e alcançaram a projetada para o ano de 2021. Além disso, Teresa é a gestora que mais entregou escolas em Boa Vista. Desde 2013, foram 37 novas escolas e mais 53 reformadas e ampliadas.

Na área de saúde, o número de unidades básicas de saúde saltou de 7, em 2013, para 34, atualmente. O Hospital da Criança conta com sete blocos – o 7º será entregue nesta sexta-feira (23) –, com 138 leitos clínicos, sendo 10 de UTI. Não faltam medicamentos nas unidades de saúde e foi uma das áreas que mais teve concursos públicos para contratação de profissionais.

Além disso, foi a gestão que mais investiu em infraestrutura. Em 2013, Boa Vista contava com cerca de 900 ruas e avenidas sem asfalto. Desde então, 550 já receberam asfalto, drenagem, iluminação e calçadas, inclusive na zona rural. É a 6ª entre as dez capitais com maior malha cicloviária por habitante do país. E nos últimos oito anos, 27 praças foram revitalizadas ou construídas do zero.

“O que fiz nesses últimos oito anos em Boa Vista precisa ser mantido. Tem que ter qualidade, manutenção dos espaços públicos. Porque não adianta entregar algo incrível e não manter a qualidade todos os dias. Por isso, peço a Deus que ilumine a nossa população para que faça a melhor escolha de quem deve continuar melhorando a qualidade de vida em Boa Vista”, disse.

Assista: