Não há risco de “apagão”, diz Roraima Energia

Durante reunião de promotores de Justiça de Roraima com dirigentes da Roraima Energia, o diretor técnico-comercial da distribuidora, Rodrigo Moreira, garantiu que não há risco de desabastecimento de energia em Roraima.

O jornal Estadão veiculou reportagem em que apontou que o estoque de combustível para alimentar as termelétricas do sistema está abaixo do que recomenda a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Rodrigo admitiu que a empresa lida com alguns fatores que dificultam a compra de óleo diesel em maior quantidade, mas a situação não oferece riscos.

“Não há risco de desabastecimento, estamos comprando combustível todos os dias e temos estoque para 4 dias. Hoje essa é nossa autonomia e estamos em crescimento”, informou o diretor. Segundo a empresa, o objetivo é atingir estoque de combustível para 10 dias, meta a ser alcançada com o trabalho em andamento. 

Com relação à situação que o Estado do Amapá tem enfrentado com a falta de energia, o diretor reiterou que Roraima passa por realidade diferente. “Nosso sistema está pronto para receber e distribuir a energia elétrica que todos os empreendimentos em andamento vão nos ofertar. Não temos problemas com manutenção de máquinas e estamos investindo em subestações para não sobrecarregar o sistema, revitalização da rede distribuidora, tudo monitorado pela Aneel”, disse Rodrigo.  

Para a Promotora de Justiça Lara Von Held Fagundes, que atua na Promotoria de Rorainópolis, a reunião foi esclarecedora. “Foi de extrema relevância para esclarecer algumas dúvidas quanto ao fornecimento energético em Roraima, que ocorre de forma distinta do restante do país. Merece destaque a construção de mais três usinas termoelétricas que vão melhorar, de forma significativa, a distribuição energética no Estado. O Ministério Público de Roraima continuará sempre atento para defender os interesses da nossa sociedade”, afirmou a Promotora. 

Segundo o Promotor de Justiça Luis Carlos Leitão, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, o MPRR continuará atento à situação energética de Roraima, mas as informações prestadas pela Roraima Energia tiram as dúvidas e tensões sobre riscos de desabastecimento no Estado.

“Ele assegurou que por questões técnicas, falta de combustível ou manutenção de maquinário não há perigo algum de desabastecimento, falta de energia, mas nos manteremos vigilantes com essa questão que é primordial para o cidadão”, afirmou o Promotor.

Ao fim do encontro, o empresário Orsine Oliveira, principal acionista da Roraima Energia, entrou na reunião e agradeceu aos membros do Ministério Público pela atenção e diálogo aberto com a concessionária para tratar sobre o sistema. Orsine também reafirmou o compromisso da empresa em prestar bons serviços em Roraima. 

Informações: Blog do Perônico – Foto: Divulgação