Mais de 50 estabelecimentos foram fiscalizados neste final de semana em Boa Vista

Ações visam garantir o cumprimento das medidas sanitárias para impedir o avanço da covid-19 na capital

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Boa Vista estiveram atentas a todo o movimento na capital no decorrer deste fim de semana. No total, 54 estabelecimentos foram vistoriados. A ação segue em cumprimento às novas medidas do decreto municipal 030/E, publicado no diário Oficial do Município no dia 10 de março e que vão até o dia 25.

O decreto flexibiliza o funcionamento de bares e restaurantes até às 21h. Após esse horário, apenas delivery ou drive-thru. No entanto, na fiscalização deste fim de semana, as equipes se depararam com aglomerações em alguns locais e descumprimento do decreto.

Três estabelecimentos foram embargados, 14 locais receberam autos de infrações, nove eventos foram dispersados e nos demais locais inspecionados, os proprietários foram orientados a seguirem todas as regras do decreto para segurança dos colaboradores e população.

Foram registrados descumprimento do horário de funcionamento em uma conveniência localizada no bairro Jardim Floresta e um aniversário foi dispersado e as pessoas orientadas a retornarem para casa.

“Do fim de semana, entre os dias 18 e 20 de março, ainda encontramos estabelecimentos comerciais que estavam descumprindo os horários de funcionamento, alguns com reincidência. Diante disso, expedimos autos de infração e alguns estabelecimentos foram interditados e os demais receberam orientações para evitar aglomerações”, destacou o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos.

Durante os dias úteis das 7h às 21h podem funcionar hipermercados, atacarejos, supermercados, postos de combustíveis, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas, mercearias, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares e similares, celebrações religiosas, cultos, missas, academias e estabelecimentos de atividades esportivas.

O funcionamento dos shopping centers é de 10h às 21h. lembrando que depois das 21h fica permitida apenas a venda através das modalidades delivery e drive-thru. As operações da Vigilância Sanitária Municipal ocorrem em parceria com a Guarda Civil Municipal, os fiscais das secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, de Planejamento e Finanças, além da Polícia Militar.

Vale ressaltar que as restrições do decreto 030/E poderão ser prorrogadas, dependendo do entendimento do município quanto a condição epidemiológica na capital e do Estado.  

DENÚNCIAS – A população também pode contribuir com o trabalho da prefeitura, obedecendo as medidas de segurança necessárias para evitar o agravamento da doença em Boa Vista, atuando também como agente fiscalizador, por meio de denúncias através do número 156.