Cerca de 3 mil doses de vacina foram aplicadas em Boa Vista no final de semana

As doses que têm chegado à Boa Vista estão sendo utilizadas em profissionais de saúde e em idosos, respeitando a faixa etária de prioridade

Durante o final de semana, a Prefeitura de Boa Vista aplicou 2.945 doses de vacina contra a covid-19 que foram enviadas pelo Ministério da Saúde. Os números são parciais, pois ainda estão sendo inseridos no sistema oficial do Governo Federal.

Em Boa Vista, a aplicação das vacinas está ocorrendo em cinco locais, preparados pelo município para receber idosos a partir de 70 anos. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde prepararam as ações em formato de drive-thru para evitar que os idosos sejam expostos às aglomerações.

As doses que têm chegado à Boa Vista estão sendo utilizadas em profissionais de saúde e em idosos, respeitando a faixa etária de prioridade. Das 32.718 doses recebidas, 21.026 já foram aplicadas desde o início da campanha.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, são estimadas perdas operacionais de doses em até 5%. Para o Ministério da Saúde, as perdas operacionais ocorrem com a quebra do frasco, falta de energia, falha no equipamento, validade vencida, falha de transporte, frascos vazios, sem rotulação ou outros motivos.

Assim que o frasco é aberto, o prazo de validade é de 6h a 8h, dependendo da vacina, com o material armazenado em temperatura e 2 a 8 graus positivos. Em Boa Vista, o percentual de perda chega a apenas 0,21% desde o início da campanha, muito abaixo do valor estipulado pelo MS que é de 5%.

Pessoas a partir de 70 anos devem ir:

– Terminal Luiz Canuto Chaves, Centro

– Roraima Garden Shopping – Caçari

– Parque Germano Augusto Sampaio – Pintolândia

– Praça do Cidade Satélite – Cidade Satélite

– Pátio Roraima Shopping – Cauamé

Horário de funcionamento:

– Das 8h30 às 17h de domingo a domingo.