Em meio a pandemia, os profissionais têm se reinventado durante as aulas à distância

Enquanto a professora Juciléia de Matos transforma sua área de serviço em uma sala de aula à distância, a professora Andressa da Silva, aproveita a estrutura escolar para planejar suas atividades

O desafio do ensino remoto enfrentado pelas escolas, alunos e as famílias, em meio a pandemia, tem feito os profissionais buscarem soluções para que o aprendizado continue e os estudantes não percam o ano letivo 2020. Transformar a área de serviço em uma sala de aula à distância foi uma das primeiras alternativas tomadas pela professora Juciléia de Matos, da Escola Municipal Raio de Sol, desde o início das aulas remotas em Boa Vista.

Nessa parte externa da casa, Juciléia planeja suas aulas, orienta suas turmas, grava videoaulas e está disponível praticamente o dia todo para seus 50 alunos. Sua criatividade fez um equipamento de nível a laser, ser transformado em um tripé como suporte para o celular, assim facilitou a gravação dos vídeos que envia nos grupos de watsApp das turmas.

“No começo não foi fácil porque a gente não tinha muita prática com o ensino remoto. Tive que adaptar muitas coisas, mas está dando certo. Tenho uma resposta muito boa dos alunos. Eles têm gostado de me ver pelas videoaulas e videochamadas. E eu me sinto feliz porque estamos longe mais ao mesmo tempo me sinto perto deles. Sempre que vejo o rostinho deles nos vídeos eu choro às vezes, mas é preciso passarmos por esse momento com fé”, disse.

Para Juciléia, neste processo de ensino, a participação dos pais tem feito a diferença. A relação entre família e escola tem se estreitado, pois a comunicação entre eles é diária. “A gente tinha esse tabu dos pais não irem às escolas. A gente pedia muito, e eles nunca tinham tempo. Com o ensino remoto as famílias se aproximaram mais da gente. Estão sempre em contato, pedem ajuda para ajudar os filhos. O engraçado é que estamos dando aula tanto para a criança quanto para os pais. O que se torna ainda mais interessante”, contou a professora.

Do outro lado, está a professora de Educação Física, Andressa da Silva, que embora tenha estrutura em casa para as aulas, prefere a tranquilidade do espaço escolar, assim como equipamentos e internet, para gravar áudios e atividades para os alunos. Ela dar aula uma vez por semana para oito turmas, e fica durante toda semana planejando as aulas e dando assistência às turmas.

“É um grande desafio. Nesse tempo de pandemia a gente está se reinventando com as novas tecnologias. Através de vídeos, áudios, imagens vou colocando nos grupos e assim vou desenvolvendo minhas aulas. Na escola, eu gravo principalmente meus áudios, porque é mais tranquilo e tenho mais controle sobre o ambiente. Questão de ruídos externos, barulhos, a rotina da própria casa acaba interferindo”, frisou.

Secretaria municipal tem oferecido suporte tecnológico e planejado os roteiros de aulas

Lembrando que a Secretaria Municipal de Educação tem dado todo o suporte aos professores. Os roteiros enviados aos alunos são, previamente, planejados pelos especialistas em educação da SMEC.

A prefeitura também disponibiliza a plataforma ‘Educa Digital’, para os 1.200 docentes aprimorarem os conhecimentos tecnológicos nesta nova rotina de aulas remotas. São atividades de formação, treinamentos, apresentação de ferramentas tecnológicas e produção de conteúdo em ambiente online, com apoio de profissionais e assistência a comunidade escolar.