Boa Vista gera emprego e renda com quiosques e incentivos ao empreendedorismo

Tais ambientes geram emprego, renda e ainda aquecem um turismo e incentivam a ocupação dos espaços públicos

Uma das maiores preocupações da população nesta pandemia, além da saúde, é a economia. Por conta da covid-19, muitos veem dificuldades em manter o sustento de suas famílias enquanto o país não sai dessa crise. Apesar de o vírus ter chegado ao Brasil há pouco mais de um ano, há pelo menos oito anos a Prefeitura de Boa Vista tem investido muito para incentivar a geração de emprego e renda a milhares de trabalhadores informais e permissionários, sejam de praças, mercados, comércios populares, dentre outros.

Desde 2013, ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, Boa Vista tem crescido consideravelmente neste setor, envolvendo pais de família que tiram o sustento de quiosques comerciais dos mais diversos ramos, tanto de alimentação, como comercialização de artesanato, etc. Estes locais são disponibilizados pela prefeitura por meio de editais e cadastros, com taxa simbólica de manutenção.

O último feito de Teresa, sendo um dos marcos do fim de sua gestão, foi a entrega da Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva (Picote), em dezembro passado, atendendo, pelo menos, 80 famílias com a destinação de quiosques novos, em um espaço moderno e totalmente reformulado.

Outros bons exemplos são os espaços como o Complexo Ayrton Senna, o Terminal Luiz Canuto Chaves, o Mercado Municipal São Francisco e outras praças e espaços públicos, que foram revitalizados pela prefeitura e entregues à população. Tais ambientes geram emprego, renda e ainda aquecem um turismo e incentivam a ocupação dos espaços públicos.

Essas ações se estenderam por toda a cidade, desde as áreas mais centrais e turísticas, até os bairros mais distantes, a exemplo da Praça da 1ª Infância, no Nova Cidade. Lá foram construídos quiosques para permissionários. E mesmo onde não há quiosque, mas existe uma praça nova, moderna, há geração de emprego e renda com ambulantes que comercializam seus produtos para os visitantes. Afinal, só há visitante porque a praça é nova, bem cuidada e segura.

A Prefeitura de Boa Vista foi e continua sendo a instituição que mais gera emprego e renda em Boa Vista, seja entregando carrinhos de alimentação para ambulantes, construindo centros comerciais como Wakiri, reformando e construindo novos quiosque em praças, até com a realização de obras de infraestrutura. Essas obras, por exemplo, apenas neste início de mandato, estão contemplando mais de 100 trechos de ruas e avenidas. Isso significa gente nas ruas trabalhando, profissionais de diversas áreas atuando, segmento de serviço girando a economia e, quem ganha com isso tudo é a cidade, as pessoas, quem trabalha e quem usufrui.

Neste ano, o prefeito Arthur Henrique fez decreto que isenta microempresários e empreendedores do pagamento de taxas pelo uso e ocupação dos espaços públicos municipais, como quiosques situados em praças públicas, espaços em mercados municipais, logradouros e dos boxes de comércio popular. Teresa fez o mesmo em 2020 para aliviar a pressão sobre os comerciantes. Seria no minimo falta de conhecimento das ações da prefeitura dizer que esses empreendedores foram abandonados.

Outros benefícios garantidos à população neste período foram as isenções e descontos no Imposto Sobre Serviço (ISS) e a renovação do alvará 2021, que se referem ao exercício de 2021 na taxa de renovação de alvará de táxi-lotação ou convencional e desconto de 50% sobre o ISS anual.