Contra o coronavírus – Prazo para tomar segunda dose da Coronavac é de até quatro semanas

Este prazo é estabelecido pelo Ministério da Saúde no Plano de Operacionalização da vacina (PNO)

Diante do desabastecimento da vacina Coronavac, contra a Covid-19 para a aplicação da segunda dose nos idosos de 65 a 69 anos de idade, a Prefeitura de Boa Vista orienta sobre o prazo estabelecido no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde.

Para tomar a segunda dose é preciso observar o prazo que está registrado no cartão de vacina. O período estabelecido para a segunda dose da Coronavac é de duas a quatro semanas, ou seja, de 14 dias a 28 dias.

O município de Boa Vista estabeleceu o prazo de 21 dias para a segunda dose da Coronavac, porém após esse prazo a dose pode ser aplicada com mais sete dias sem prejuízo para completar o esquema vacinal, explica o assessor técnico da vigilância em saúde do município, Luis Henrique da Silva Junior.

“A aplicação da segunda dose da coronavac precisa respeitar o prazo de duas a quatro semanas, o município adotou 21 dias, então conforme a data registrada no cartão a vacina deve ser aplicada. Porém mesmo com a questão de desabastecimento temos ainda mais sete dias para aplicar a vacina e completar o esquema vacinal. É necessário completar o esquema vacinal para poder alcançar a eficácia da vacina”, disse.

Primeira dose – A vacinação continua ocorrendo normalmente para o grupo prioritário de 60 a 64 anos de idade que está recebendo a 1ª dose da vacina, a Astrazeneca, a imunização acontece no Terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro da cidade e no CRAS da Praça Germano Sampaio, de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos.