Prefeitura inspecionou 24 estabelecimentos comerciais nesse fim de semana em Boa Vista

As equipes também fizeram dispersões, orientações e apreensões de sons automotivos

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez mais uma ação de fiscalização neste fim de semana a fim de garantir o cumprimento das medidas sanitárias e combater o avanço da contaminação pelo coronavírus. Ao todo, foram inspecionados 24 estabelecimentos.

Além das inspeções, foram feitas 13 dispersões, 24 orientações, dois sons apreendidos e dois autos de infrações lavrados. As ações conjuntas envolveram a Vigilância Sanitária Municipal, Departamento de Fiscalização da Secretaria de Finanças e do Departamento de Fiscalização do Meio Ambiente, com o apoio da Guarda Municipal de Boa Vista e a Polícia Militar (CIPA).

 “Em resumo, foi um final de semana com pequenas aglomerações na sexta e no sábado, em razão das chuvas na madrugada e houve redução dessas aglomerações nas praças públicas”, destacou o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária do município, Fernando Matos. 

Medidas de segurança

O distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como o novo coronavírus. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O vírus tem a capacidade de passar de uma pessoa infectada para outra, mesmo que ela não apresente nenhum sintoma. Nesse sentido, apenas a prevenção adequada com o distanciamento social, o uso de máscaras e correta higienização das mãos, pode proteger garantir o máximo de proteção contra a doença.