Familiares denunciam descaso em atendimento de idosa no HGR; “Largada em maca de ferro”

Idosa permaneceu deitada em uma maca de ferro sem colchão e proteção lateral (Foto: Arquivo Pessoal)

Familiares da Maria da Anunciação Pinheiro Lima, de 78 anos, denunciaram as condições em que a idosa, diagnosticada com Covid-19, tem vivido no Hospital Geral de Roraima (HGR). A denúncia foi realizada neste sábado, 22.

De acordo com o filho da paciente, ela está internada no HGR desde a última sexta-feira, 21, e havia sido deixada em um beco chamado de observação, deitada em uma maca de ferro sem colchão e proteção lateral, o que poderia facilitar uma possível queda.

Além disso, ele relatou que Maria da Anunciação, em razão do vírus, precisaria fazer tomografias para checar o comprometimento dos pulmões, o que não foi feito. Ainda informou que ela não estaria fazendo os exercícios pulmonares para expandir a troca gasosa. Também no sábado, a paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para maior atendimento.

Outro lado – A Secretaria de Saúde informou em nota, que qualquer denúncia de descaso no atendimento médico ou ambulatorial pode ser feita na Sesau. 

Esclarece que a referida paciente recebeu o atendimento médico necessário e por conta do resultado dos exames feitos foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) 3, onde está recebendo a assistência integral, fazendo os exercícios e, se tiver indicação de intubação, a equipe médica vai avaliar.

Ressalta que qualquer exame complementar que seja necessário os médicos solicitam, seja tomografia ou exames laboratoriais serão feitos pelas equipes do HGR (Hospital Geral de Roraima).

Informações: FolhaBV