O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, entregou na manhã desta quinta-feira, 24, a última parte do projeto de reforma e ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio, que comporta o Centro cirúrgico e o Centro de Materiais Esterilizados (CME). Agora, a unidade está com sua estrutura 100% reformada e ampliada.
O Centro cirúrgico e o CME fazem parte do bloco F, que já teve uma parte inaugurada. Assim como os demais blocos que já foram reformados, o Centro Cirúrgico está agora 100% climatizado, com piso em manta vinílica, forro que antes era de PVC agora de gesso, além de iluminação toda em LED. As obras de reforma e ampliação do HCSA começaram na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, que também participou cerimônia.
“Entregamos hoje um centro novo e ampliado que conta também com materiais e equipamentos modernos de última geração. Uma obra que começou na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e importante para ampliar os atendimentos aqui na unidade, com recursos garantidos pelo ex-senador Romero Jucá, isso dá mais condições de atendimentos para crianças e para os profissionais de Boa Vista”, destacou o prefeito Arthur Henrique.
O novo Centro Cirúrgico conta com três salas de cirurgias, sala de recuperação (pós-cirúrgica), sala de espera onde os pais podem aguardar os filhos que passam por cirurgia, tornando o atendimento mais humanizado, conforto médico e vestiários masculinos e femininos para os profissionais. E vai contar também com o novo equipamento, arco cirúrgico, investimento muito importante para a assistência cirúrgica do hospital que oferece segurança aos cirurgiões, pois facilita a visualização do campo operatório, trabalhando com imagens em tempo real.
O bloco que abriga o Centro Cirúrgico também contempla o Centro de Materiais Esterilizados (CME), setor responsável pela lavagem dos materiais e esterilização e que também foi modernizado. Além das obras de reforma e melhorias, o setor ganhou uma nova termodesinfectadora e uma lavadora ultrassônica.
Melhorias – Em oito anos, a prefeitura entregou oito blocos do hospital totalmente reformados e revitalizados, o bloco A (administrativo), onde fica a direção, as coordenações e os ambulatórios de especialidades. Também os blocos B, C e D, onde ficam o laboratório de Análises Clínicas, o setor de Imagem, Emergência, Trauma e UTI. O E e o H e o último o F.
“Para nós, que estamos convivendo diariamente aqui e há anos, poder acompanhar de perto todas essas mudanças e transformações aqui no hospital, poder visualizar essas melhorias tanto na estrutura como de novos profissionais, é de uma grande satisfação. E valeu muito a pena esperar”, afirma a diretora geral, Mareny Damasceno.
O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão destacou o trabalho contínuo da gestão nas melhorias e a dedicação dos profissionais. “São anos de compromisso da gestão, começando com a ex-prefeita Teresa Surita e agora com o prefeito Arthur, a saúde sempre foi prioridade. Agradecemos a parceria do ex-senador Romero Jucá e o trabalho e o comprometimento dos nossos profissionais, principalmente nesse momento de pandemia”.