Prefeito Arthur Henrique reforça parceria e apoio ao futebol amador de Roraima

“Foi um compromisso meu, de dar continuidade a este projeto, pois a gente acredita no esporte que dá qualidade de vida as pessoas e oportunidades", disse o prefeito

Nessa quarta-feira, 23, no Teatro Municipal, o prefeito Arthur Henrique assinou um novo convênio com a Liga de Futebol Amador de Roraima (Lifaer). Por meio disso, a Prefeitura de Boa Vista, através da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), destinou R$ 751.916,10, para promover a 9ª Copa Boa Vista de Futebol Amador – Masculino e 7ª Copa Boa Vista de Futebol Feminino e 8ª Copa Boa Vista de Futebol Sub-12.

A parceria com a Lifaer teve início em 2013, na gestão da então prefeita Teresa Surita. Assim como nas edições anteriores, os recursos serão destinados para aquisição de equipamentos esportivos, uniformes das equipes participantes, pagamento da arbitragem e pagamento de premiações das equipes vencedoras. Além de ceder os campos de futebol da Vila Olímpica Roberto Marinho para os torneios.

Para o prefeito Arthur, o esporte traz qualidade de vida e dá oportunidade aos jovens, e mesmo diante das dificuldades trazidas pela pandemia do coronavírus a prefeitura está conseguindo dar continuidade no projeto.

“Foi um compromisso meu, de dar continuidade a este projeto, pois a gente acredita no esporte que dá qualidade de vida as pessoas e oportunidades. Então a prefeitura conseguiu, devido ao equilíbrio econômico que a gente tem mesmo na pandemia, garantir os recursos para que as copas aconteçam. Tenho certeza que o evento vai ser grande, mesmo sem contar ainda com o público. Mas isto não diminui o brilho, nem o espetáculo. Prova disso é que temos 62 clubes, inclusive com a participação de municípios do interior do estado”, destacou Arthur Henrique.

Gilberto Ursolino da Silva, o “Popó”, presidente da Lifaer, classificou como de grande importância essa parceria firmada com a prefeitura. “Esta parceria vem desde 2013, com a ex-prefeita Teresa Surita, com olhar de gestora para o nosso projeto e que desde então foi crescendo e hoje contamos com nove municípios participando da Copa Boa Vista. Então, a importância desta continuidade é grande para o futebol amador. Prova disso é que temos jogadoras que começaram aqui. Uma está no Vasco e outra no futebol português”, disse Popó.   

Uma das atletas citadas por Popó é a atacante do Sporting Clube de Braga (Portugal), Vitória Almeida, que também participou da solenidade de assinatura. Ela começou sua carreira esportiva na Copa Boa Vista e destacou a importância do apoio da prefeitura para desenvolver o esporte.

“Com apoio da prefeitura fica mais fácil. Mas quando tivermos mais apoiadores como a prefeitura, não só eu, mas diversos atletas vão ter mais oportunidades de levar o nome do esporte roraimense cada vez mais longe”, destacou.

Romero Jucá, Teresa Surita, jogadora Vitória Almeida, Gilberto “Popó” e prefeito Arthur Henrique

Este ano está prevista a participação de 62 equipes, inclusive, de outros municípios como Caroebe, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí e Bonfim. Os jogos vão acontecer nos campos de futebol da Vila Olímpica Roberto Marinho. A data das competições ainda deve ser definida.