Lendo em Casa – Escola de Boa Vista lança projeto de incentivo ao hábito da leitura em família

Os pais têm uma semana para ler em casa com os filhos, e fazer desse momento uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento de vínculos

Em Boa Vista, Capital da Primeira Infância, a criançada é incentivada desde cedo a gostar dos livros. E com o lançamento do Projeto Lendo em Casa, nesta terça-feira, 10, a Escola Municipal Áurea de Holanda Lima, pretende incentivar ainda mais esse hábito, principalmente em família.

Durante o lançamento, 12 alunos saíram com as maletas personalizadas, contendo três livros de historinhas, caderno de registro e lápis de cores. Os pais têm uma semana para ler em casa com os filhos e fazer desse momento uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento de vínculos.

Segundo a gestora, Marciani Nascimento, as crianças tiveram pouco acesso aos livros de histórias durante as aulas remotas e incluir este hábito na rotina é importante para o seu desenvolvimento cognitivo, pois estimula a criatividade, reduz o estresse, desenvolve a imaginação, trabalha a memória, ajuda na escrita e vocabulário.

“Com o ensino remoto estamos usando muito a tecnologia. E a intenção é levar os livros para a casa das crianças, para elas terem um momento de leitura em família. Isso é muito importante porque na escola, todos tinham acesso aos livros, tinha esse momento de leitura com os professores e cuidadores”, disse.

Os alunos da unidade escolar têm entre 2 e 5 anos de idade e são da educação infantil. Em geral, a leitura por eles é feita através do manuseio dos livros, observando as imagens e desenhos e ouvindo os pais.

A aluna, Maria Eduarda, de 4 anos, quando soube que participaria do projeto ficou empolgada para ir à escola e receber os livrinhos. Para a mãe, a autônoma, Juliana Costa, ler para a pequena é sempre um momento prazeroso.

“Achei interessante o projeto porque as crianças já estão muito tempo dentro de casa. Tanto que, quando falei que ela ia participar do projeto, ficou feliz, acordou cedo, ficou animada para ir à escola e vestiu logo a fardinha”, disse.