BV Resíduos – Transportadores tiram dúvidas sobre descarte correto de resíduos de construção civil

O evento abordou a operacionalidade da plataforma, que possibilita o gerenciamento dos resíduos da construção civil produzidos no município e sua correta destinação

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promoveu uma nova capacitação sobre Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, voltado a transportadores de resíduos da construção civil, devidamente legalizados junto ao município.

A gestão municipal tem investindo em capacitação para todos os envolvidos do setor, para que entendam o processo e quais são os objetivos da mudança do descarte desses resíduos, além das oportunidades para gerar uma economia circular no município.

Todo processo é feito por meio da plataforma BV Resíduos, que garante o controle dos resíduos e disponibiliza para empresas o registro de transportador, as etapas da geração do resíduo, transporte correto até a destinação.

“Esse é um sistema muito importante, por que com ele, a prefeitura consegue ter a quantidade estimada de resíduos que são gerados no município, se está sendo transportado de forma correta e se são destinados a uma área licenciada, ambientalmente adequada”, destacou o secretário municipal adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Pereira.

Manuel Marinho, que atua no setor de transporte de resíduos, disse que a capacitação é importante para que o setor entenda todo processo que a lei exige e assim poder oferecer um serviço de qualidade e prestar todas as informações necessários para seus clientes.

“A capacitação nos permite aprender e com isso informar nosso cliente melhor. Podemos explicar o processo, o porquê que ele está pagando determinado valor, porque existe essa separação de lixo. Já o descarte correto possibilita a organização dos resíduos, que a economia gire melhor, sem contar o benefício ao meio ambiente”, garantiu.