A situação estrutural da grande maioria das escolas de responsabilidade do Governo do Estado é degradante e beira o colapso. Esta semana, após quase um ano e meio com as escolas fechadas, alunos do ensino médio que estudam na rede Estadual de ensino encontraram as escolas totalmente abandonadas, com matagal, lixo e sem estrutura.
A desinformação com relação ao retorno das atividades presenciais em sala de aula também causou grandes confusões. Muitos pais e adolescentes foram pegos de surpresa com o anúncio repentino do retorno do ensino presencial, sem antes ter sido apresentado aos pais e colaboradores um plano seguro de retorno. Segundo denúncias de professores e gestores, muitas escolas não receberam materiais ou equipamentos de proteção.
Teve adolescente que bateu na porta da escola na manhã desta segunda-feira, 20, e precisou voltar para casa. Tudo porque, de forma equivocada e sem preparação, o Governo anunciou às pressas o retorno das atividades e não explicou sequer aos gestores e pais como funcionaria a recepção dos estudantes de maneira segura. “O que se sabe é que agora, nesta semana, vai ser um acolhimento aos pais, mas ninguém nos informou nada, não disseram horários. Parece que definiram isso depois de anunciar o retorno”, denunciou uma mãe que tem um filho matriculado na escola Severino Cavalcante.
Nas redes sociais, internautas criticaram a forma como o Governo do Estado tomou a decisão. “A escola onde trabalho não tem estrutura nenhuma para receber os alunos segunda feira…”, escreveu uma servidora da rede estadual de ensino. Outro internauta questionou a obrigatoriedade de pais precisarem comprar os uniformes das escolas militarizadas. “ Os alunos das escola Militarizada serán obrigado a comprar fardamento ❓❓❓”, perguntou.
O pai de um aluno matriculado em uma escola no interior questionou o governador sobre o transporte escolar. “Boa noite, nós que moramos no interior iremos ver mais uma vez a descriminação desse governo! Foi comprado um monte de ônibus escolar e mesmo assim Antônio Denarium resolve deixar nossos filhos fora da escola. Isso pq não temos condições de comprar um transporte. É uma crueldade o que esse governo faz com os alunos do interior desse estado. Essa semana recebi a segunda apostila da minha filha. O governo não vai ter voto de nenhum jovem e adulto que precisa ir para escola e imagine dos motoristas e familiares do transporte escolar”, desabafou.
O portal Boa Vista Já recebeu nesta segunda-feira, 20, uma denúncia por e-mail com fotos de várias escolas estaduais totalmente deterioradas, sem manutenção, com muito matagal, lixo e restos de materiais, além de centenas de cadeiras empilhadas em algumas quadras das escolas.
“Atenção, pessoal, o Governo do Estado teve um ano e meio de pandemia, com as escolas fechadas, e não teve a coragem de reformar as escolas da rede estadual. Agora, nessa segunda, o governador anuncia o retorno às aulas presenciais, mas não explica como isso vai acontecer, se comprou equipamentos de proteção, como os nossos filhos estarão seguros?”, questiona denunciante que não se identificou.
Ainda conforme as informações no e-mail, o denunciante se queixa da falta de manutenção nas escolas. “As escolas do Governo estão caindo aos pedaços, cheias de mato, lixo, entulho, restos de obras, abandonadas, com a pintura feia e as paredes caindo aos pedaços. É inadmissível isso tudo. Como ele pode ter coragem de recomendar um retorno presencial sem um planejamento, sem antes avisar aos pais, sem comprar material de proteção, sem reformar as escolas?”, reclamou.