Telmário quer proibir destruição de equipamentos apreendidos em garimpos

A maior despesa feita pelo senador foi com locomoção, hospedagem, alimentação e combustíveis. Para estas finalidades, Telmário gastou R$ 155.151,15.

O senador Telmário Mota (Pros) apresentou, nessa segunda-feira, 20, o Projeto de Lei número 3216/2021, que, se aprovado, proibirá a destruição de instrumentos e maquinários utilizados em exploração ilegal que forem apreendidos durante operações de órgão Federal.

A matéria propõe alterar o artigo 25 da Lei número 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para “vedar a destruição dos instrumentos utilizados nas infrações ambientais e estabelecer que o resultado de sua venda reverterá em favor do município em que ocorreu o ilícito”.

Na justificativa do PL, o senador lembra que o Decreto número 6.514, de 22 de julho de 2008, admite a destruição dos instrumentos utilizados na infração ambiental. Em outro trecho, o senador também lembra que a Instrução Normativa nº 03, de 23 de janeiro de 2018, do Ibama veio para regulamentar a destruição dos instrumentos utilizados na prática de infração ambiental.

“Diante desse quadro, impõe-se declarar expressamente na lei que é vedada a destruição desses instrumentos, que geralmente são máquinas e ferramentas de grande utilidade, com expressivo valor venal. Além disso, propomos que o resultado da venda dos instrumentos utilizados na prática da infração ambiental seja revertido em favor do município em que perpetrada. Nada mais justo, pois a municipalidade é a primeira a sofrer com a prática da infração”, destaca trecho da justificação do PL.

Informações: Portal O Poder