Governo faz paciente esperar sete meses por cirurgia para retirar cisto

Conforme a irmã da paciente, a cirurgia foi cancelada três vezes pelo HGR

A servidora pública Silvia Nunes dos Santos, de 47 anos, aguarda há sete meses por uma cirurgia para remoção de um cisto no Hospital Geral de Roraima (HGR). A situação foi denunciada na tarde de hoje (4).

Conforme a irmã da paciente, Simone Nunes, de 44, o cisto fica na região do abdômen e tem mais de cinco litros de líquido. O tamanho equivale à barriga de uma pessoa grávida de nove meses, afirma Simone.

“Ela já tem o rim atrofiado por conta desse cisto. O cisto comprime o pulmão e o estômago dela. Ela come muito pouco, respira com dificuldade”, relata Simone.

Ainda segundo Simone, a irmã descobriu o cisto em março deste ano. No mês seguinte, entrou na fila de espera da oncologia do HGR. Contudo, desde então, não conseguiu fazer o procedimento.

“Ela está muito debilitada. A situação é muito difícil, ela já sente o desconforto por causa da barriga e sem falar das dores. E não tem nenhum acompanhamento médico”.

Cirurgia cancelada três vezes

Com a demora para a realização da cirurgia, Simone afirma que a família chegou a entrar na Justiça para tentar agilizar o processo.

Logo depois, o governo informou aos familiares que o procedimento seria feito no dia 14 de outubro. Contudo, foi cancelado pelo HGR.

“Ela internou no dia 13, mas 3h depois da internação informaram que ela não poderia fazer a cirurgia porque o HGR estava sem material”, disse Simone.

Na semana seguinte, a cirurgia foi reagendada para o dia 28 de outubro. No entanto, segundo Simone, o HGR cancelou dois dias antes.

Por fim, o procedimento foi reagendado para hoje (4). De acordo com Simone, sua irmã chegou a ser internada ontem (3) no Hospital das Clínicas, porém, a cirurgia não ocorreu mais uma vez.

“Ela devia ter sido levada de ambulância para o HGR, mas não foi. Quando o médico chegou no centro cirúrgico, viu que ela não estava lá e cancelou a cirurgia. Alguns minutos depois, a ambulância chegou com a minha irmã no HGR”.

Citados

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a paciente segue internada no Hospital das Clínicas, “recebendo acompanhamento e sendo preparada para a realização da cirurgia, que deve ocorrer após o contato com a equipe de oncologia do HGR”.

Além disso, segundo a Sesau, o transporte de Silvia para o HGR demorou devido à “alta demanda de pacientes classificados como casos de urgência”.

Informações: Roraima em Tempo