Dias após “desfile” de viaturas do Governo, moradores de Caracaraí e Alto Alegre denunciam falta de segurança

Há poucos dias, Governo fez um "desfile" com novas viaturas pela cidade - Foto: Secom Roraima

Moradores de Alto Alegre, município localizado no interior de Roraima, denunciam a falta de assistência por parte das forças de segurança. Segundo relatos de uma moradora, que preferiu não ser identificada, furtos, roubos e arrombamentos estão ocorrendo com frequência na cidade, inclusive os moradores registram Boletim de Ocorrência (BO), mas os casos não vão adiante.

“A minha casa foi arrombada, quando eu estava tirando serviço em Pacaraima, e levaram tudo, desde comidas, roupas, utensílios de cozinha, eletroeletrônicos e até sandálias. Registrei um Boletim de Ocorrência e soube onde meus objetos estavam. Acionei a polícia e eles me acompanharam, encontrei os objetos da minha casa no local, mas nada foi feito. Precisei pagar para poder pegar de volta meu liquidificador e um forno elétrico”, enfatizou.

A mulher, assim como outros moradores da região, se disse desacreditada nas forças de segurança. Eles pedem providências, pois os prejuízos são inúmeros. “Da casa de uma colega levaram o rancho completo que era para o mês e de outro roubaram a fiação elétrica. Não estamos tendo a quem recorrer, pois nada tem sido feito para reduzir essa onda de crimes em Alto Alegre. A cidade é pequena e todos dizem que a polícia já sabe quem são os criminosos, mas as investigações não são levadas em frente e a população segue amedrontada, pois os suspeitos estão soltos”, assegurou.

Um dos crimes mais recentes foi em um sindicato, onde arrombaram o portão e levaram uma botija de gás e um bebedouro, que ainda não tinha sido pago. Os moradores solicitam rondas da Polícia Militar nos bairros, principalmente durante a noite, quando os assaltos ocorrem com mais frequência. Sobre o local onde foram localizados alguns objetos roubados, a moradora informou que se trata de um local de venda de drogas.

Em outro município

Um morador de Caracaraí, município situado na região Sul de Roraima, também denunciou a falta de segurança na cidade. Ele pediu que as investigações sobre os crimes registrados junto à Polícia Civil sejam realizadas até serem solucionados e que as rondas ostensivas pelos bairros sejam intensificadas. “Nós precisamos pelo menos ter a sensação de segurança dentro da nossa casa, mas no atual momento, não estamos tendo isso. Pedimos um trabalho policial mais intenso, afim de reduzir o número de crimes no nosso município”, declarou.

Investigações

A reportagem entrou em contato com o governo do Estado, para saber que ações têm sido desenvolvidas para reforçar a segurança nestes municípios, bem como em todo o interior do estado e também saber como funciona as investigações de crimes registrados junto à Polícia Civil.

Em nota, a Polícia Civil de Roraima informou que, em todo o Estado, tanto na capital quanto nas Delegacias dos municípios, há uma série de investigações em andamento por crimes diversos, vários deles com autoria definida, cujos procedimentos são concluídos e encaminhados à Justiça.

Na Delegacia de Caracaraí, foram realizados vários Autos de Prisão em Flagrante [APF] por furtos e alguns por roubo, cujos autores foram encaminhados para Audiência de Custódia. Há muitos inquéritos instaurados para esclarecer crimes de furtos.

A delegada Rozane Wildmar informou que não há nenhum registro de BO de crime contra patrimônio sem a tomada das providências. Entretanto, é importante ressaltar que toda investigação é complexa e, muitas vezes, há uma demora nas diligências, que carecem sempre de provas periciais, para esclarecer os crimes.

Na Delegacia de Alto Alegre, a autoridade policial Wesley Costa, comunicou que todos os registros de furtos são investigados, inclusive a aqueles que a vítima sabe quem foi o autor. Durante a investigação, quando há provas, os autores geralmente são presos.

Informações: FolhaBV