Prefeito Arthur empossa 35 novos guardas municipais e reforça segurança em Boa Vista

Graças aos investimentos da prefeitura, a GCM de Boa Vista é uma das mais equipadas do Brasil

Os investimentos em segurança pública, por parte da Prefeitura de Boa Vista não param. Nesta segunda-feira, 17, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) ganhou reforço, com a posse de 35 novos profissionais aprovados no concurso público promovido em 2019.

O efetivo da GCM, que até então era de 334 profissionais, passa a contar agora com 369 guardas municipais. Conforme o prefeito de Boa Vista, investir na segurança pública é uma das prioridades desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita.

“É um momento muito importante e que nos dá muito orgulho. Desde o ano de 2013, a Guarda Civil Municipal mudou muito a sua estrutura e a capacidade de trabalho. Continuar esses investimentos é garantir a segurança e qualidade de vida da nossa população”, explicou.

Josuel Viana é um dos novos profissionais e destaca a importância do momento. “Essa posse para mim representa a realização de um sonho. Para todos nós, uma vitória. E os munícipes podem esperar que estaremos nas ruas prestando um serviço de qualidade e garantindo a proteção das pessoas”, falou.

Todos os profissionais empossados passaram por todas as etapas do certame, estando agora aptos para desenvolver suas missões. Os novos GCMs passarão por uma rápida “atualização de conhecimentos” e ainda esta semana estarão nas ruas.

Geórgia Ferreira também comemorou a posse e destacou a importância da participação da mulher em todos os âmbitos sociais. “Para mim, hoje é um dia único. Estou muito feliz e grata em fazer parte dessa equipe que é muito mais que uma instituição. É uma família. Além disso, como mulher, é muito importante ocuparmos mais nosso espaço na sociedade, reforçando sim que igualdade é fundamental”, contou.

“Desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita, a Guarda Civil Municipal mudou muito a sua estrutura e a capacidade de trabalho. Continuar esses investimentos é garantir a segurança e qualidade de vida da nossa população”, explicou o prefeito Arthur

Investimentos – A Guarda Municipal de Boa Vista é uma das mais bem preparadas e equipadas do Brasil, sendo composta pelos seguintes grupamentos: Grupo Tático Municipal (Gtam); Ronda Ostensiva Municipal (Romu); Ciclopatrulha; Defesa Civil Municipal; Patrulha Maria da Penha e Grupo de Proteção Ambiental (GPA).

“A GCM faz um trabalho muito eficaz em nossa cidade. Esse ano esperamos aproximar mais a população da guarda municipal, contribuindo para que essa relação de confiança entre os munícipes e nossos profissionais seja fortalecida cada vez mais”, disse o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Eduardo Morais.

Atualmente, a GCM dispõe de: 53 veículos, sendo 25 viaturas e 28 motocicletas; quatro Jet Skis; cinco quadriciclos; seis embarcações; 300 pistolas, além de dois prédios próprios, sendo a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizado na Av. Cap. Júlio Bezerra e o do Grupo Tático Municipal (GTAM), na Av. Brasil.

Recentemente, a prefeitura adquiriu para a GCM: 300 coletes balísticos; 470 munições cal. 12 – sendo 450 projéteis fogo e 20 químicos (pimenta); 355 lançadores AM 640 e 365 granadas (gás pimenta, lacrimogêneo, luz e som).