Boa Vista saiu do último lugar e hoje é a 6ª capital do Brasil com mais km de ciclovias por habitante

Em 2016, a então prefeita Teresa Surita inaugurava 40 km de ciclovias construídas em Boa Vista, do bairro Paraviana até o Pintolândia, passando por dentro de vários bairros e pontos turísticos da cidade.

Na época, Boa Vista estava em último lugar do ranking das capitais com ciclovias. Após a inauguração, Boa Vista deixou a última posição e passou a ocupar o 6º lugar entre as capitais do Brasil com mais quilômetros de ciclovias por habitante.

De lá para cá, os ciclistas passaram a ser respeitados no trânsito e tiveram direito a um espaço entre as vias e calçadas. Milhares de ciclistas profissionais, amadores e trabalhadores utilizam as ciclovias da cidade tanto para passeio como para se deslocar de casa ao trabalho.

Com a chegada das ciclovias, Boa Vista também registrou queda consideravelmente no número de acidentes envolvendo veículos e bicicletas. De 2018 ate 2020, durante o último mandato de Teresa Surita na Prefeitura de Boa Vista, houve redução de 31,5% no número de acidentes envolvendo ciclistas. Foram 377 em 2018 e 258 em 2020.

Nesta sexta-feira, 28, a ex-prefeita relembrou nas redes sociais o dia da inauguração dos primeiros quilômetros de ciclovias, com um passeio de bicicleta que saiu do Centro da cidade e finalizou próximo ao Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia.

“O Instagram me lembrou que há seis anos estávamos inaugurando as primeiras ciclovias de Boa Vista. Dá pra ver na foto a alegria das pessoas e principalmente a minha. As ciclovias de Boa Vista fizeram parte de um trabalho planejado de urbanismo e mobilidade urbana. Boa Vista não tinha ciclovias e hoje somos a 6ª capital do Brasil com a maior malha de ciclovia por habitante. Não tínhamos grupos de ciclistas e hoje vemos o ciclismo usado como esporte, além de tantos que usam a bicicleta como meio de transporte com segurança. Os acidentes com bicicleta caíram drasticamente.”, escreveu Teresa.

Teresa ainda destacou que a construção das ciclovias foi uma das obras estruturantes que mudaram para melhor a vida das pessoas. “Um trabalho assim fica além de um mandato. Nossa ciclovia atende a cidade da Zona Oeste à Leste, além de incrementar a economia com novas possibilidades de negócio. Tenho orgulho desse legado que deixei pra vocês.”, finalizou.