CAMPO EXPERIMENTAL – Prefeitura lança informativo sobre cultivo do milho e soja para auxiliar agricultores

As variedades apresentadas no documento foram selecionadas no Campo Experimental 2021

A Prefeitura de Boa Vista disponibiliza ao produtor rural, técnicos da área e demais interessados, os resultados das pesquisas do Campo Experimental de 2021. Os dados também estão presentes em um informativo sobre os ensaios do cultivo do milho e soja feitos no ano passado.

A publicação, produzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), fornece ao agricultor informações que vão orienta-lo na tomada de decisão, possibilitando uma maior assertividade na implantação de sua lavoura, buscando atender suas expectativas.

Além disso, o informativo traz um ranking de produtividade do milho e da soja. O comparativo apresenta 28 tipos de sementes (cultivares) de milho e 32 tipos de sementes (cultivares) de soja. Onde é comparado no caso do milho, diferentes populações e uso ou não de fungicida.

Desde de 2018, a prefeitura mantém um banco de informações fornecidas pelo Campo Experimental. Com esse trabalho, pode-se ver quais materiais se adaptam as condições edafoclimáticas da região, qual a produtividade alcançada por cada um, melhor manejo para que expresse maior produtividade, além de resistência a pragas e doenças.

De acordo com o diretor técnico da SMAAI, Fábio Guths, a secretaria já vem fazendo este trabalho há três anos e já tem resultados consolidados que dão segurança ao produtor. E a importância do informativo é que o agricultor vai plantar com a certeza de que vai ter uma boa produtividade.

“O agricultor, de posse destes dados, não vai fazer uma aposta. E com os altos custos de hoje, ninguém pode se dar ao luxo de plantar uma cultivar que não responda às expectativas”, disse.

Há cinco anos, o produtor rural da região do Passarão, zona rural de Boa Vista, Ricardo Bertin, planta milho no período de inverno como rotação de cultura. Segundo ele, os experimentos da SMAAI dão mais segurança na hora de escolher qual semente plantar.

“Aqui na secretaria, a gente tem acesso aos experimentos que nos fornecem informações de quais os materiais que vão bem e produzem mais no campo. Com mais informação a gente minimiza os possíveis erros. Por exemplo, não vamos plantar uma semente que não vai bem aqui na região. Então, o trabalho da prefeitura contribui muito com os produtores”, observou.

As informações estão disponíveis para todos, inclusive agricultores de outros estados que também podem acessar as informações.