Marido de paciente denuncia que Governo está há quatro meses sem fornecer remédio para doença crônica

O marido de uma paciente denunciou que o governo de Roraima está há mais de quatro meses sem fornecer Mesalazina. A mulher sofre com a Doença de Chron, uma inflamação crônica do intestino. O homem procurou a Rádio 93 FM nesta sexta-feira (28).

A doença não tem cura. No entanto, uso da droga reduz as inflamações e alivia os sintomas. Para isso, ela precisa tomar quatro comprimidos por dia. Dessa forma, o custo mensal é de R$ 280, pois uma caixa com 30 unidades custa R$ 70.

O medicamento deveria ser distribuída gratuitamente pela rede pública. No entanto, o homem disse que já chegou a questionar a Secretaria de Saúde (Sesau) sobre, mas não recebeu nenhuma resposta desde que a esposa ficou sem a Mesalazina.

“A gente paga imposto e quer o mínimo para sobreviver. Por que está em falta? Por que não abrem licitação? É sempre a mesma resposta de que ‘o medicamento está em falta’”, disse o marido que preferiu não ser identificado.

Em nota, a Sesau afirmou que busca alternativas para suprir o estoque do remédio, contudo a maioria das tentativas de compra “apresenta resultado deserto ou fracassado”. Disse, ainda, que está “empenhada” em dar celeridade aos processos de aquisição do remédio que já está em falta há mais de quatro meses.

A falta de estoque de remédios é um problema sobre o qual o Ministério Público (MP) já alertou o governo. Em dezembro de 2021, o MP pediu que seja cumprida a decisão judicial que obriga o governo a adquirir e fornecer corretamente medicamentos e insumos.

Informações: Roraima em Tempo