CCJ da ALERR aprova relatório e cassação de Jalser será decidida nesta quinta-feira (24) em plenário

Ex-deputado é acusado de mandar sequestrar e torturar o jornalista. Ele teve o mandato cassado em fevereiro

A Comissão de Constituição de Justiça e Redação Final (CCJ) aprovou o relatório para cassação do mandato do deputado Jalser Renier (SD). A decisão foi tomada em votação em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Os 24 deputados devem se reunir para votar a cassação de Jalser nessa quinta-feira (24). A Mesa Diretora irá marcar o horário da sessão ordinária.

Renier é suspeito de ter mandado sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos em outubro de 2020.

O deputado Evangelista Siqueira (PT), relator da comissão, apresentou parecer e voto favoráveis durante a reunião.

Confira os membros da CCJ que acompanharam o relator:

  • Vice-presidente: deputado Renan Filho (Republicanos) – SIM
  • Membro: deputada Aurelina Medeiros (Podemos) – SIM
  • Membro: deputado Coronel Chagas (PRTB) – SIM
  • Relator: deputado Evangelista Siqueira (PT) – SIM
  • Membro: deputado Jorge Everton (Sem partido) – SIM
  • Membro: deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) NÃO COMPARECEU

Próximo passo

O documento segue para a Mesa Diretora da Casa. A mesa fica responsável por apreciar o parecer e colocar em votação em plenário.

O deputada Aurelina Medeiros, mesmo hospitalizada, participou da reunião. Ela passou por procedimento cirúrgico há cerca de 15 dias. Por isso, compareceu de forma virtual.

Coronel Chagas justificou o voto pelo fato de Jalser ter tomado conhecimento de que os seus seguranças estavam sendo investigados, mas não tomou nenhuma atitude. Além disso, ele também enfatizou que, conforme as investigações, Renier ameaçou o governador Antonio Denarium (PP) e intimidou o então delegado-geral, Herbert Amorim, o que configura quebra de decoro parlamentar.

Por outro lado, Jorge Everton e Renan Filho destacaram a importância da presença de todos os deputados na Assembleia para a votação em plenário.

“Eu vou me manter favorável ao parecer do deputado Evangelista até porque eu acho que seja justo amanhã que todos os colegas possam se posicionar sobre essa situação. É um momento que não cabe a só sete deputados dessa comissão. Acredito que cabe aos 24 deputados e amanhã iremos decidir isso”, afirmou.

Informações: Roraima em Tempo