Dois vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores do interior do Estado denunciando mais uma vez o abandono das estradas vicinais. Em um vídeo, os denunciantes mostram como as fortes chuvas do fim de semana deixaram uma via totalmente intrafegável. No outro, uma ponte de madeira está prestes a cair e já foi a causa de um acidente envolvendo um caminhão.
No caso da ponte, ela se encontra na vicinal II, na região do Tatajuba, município do Cantá. No vídeo, os denunciantes mostram as condições precárias do local, que inclusive um caminhão de banana caiu de lá. Para o autor do vídeo, o Governo mente ao dizer que está trabalhando em prol da população.
“Governo trabalhando e o povo se ‘lascando’. Isso aí é mentira. Não estou vendo nenhum trabalho. É a quarta ponte. Ó o jeito que está. Aí um pai de família cai e morre. Já pensou? Já basta os que morreram no hospital”. E depois emenda. “Denarium, Denarium. Tira a mão do dinheiro público. Larga de ser covarde querendo enganar o povo. Governador barrela!”.
Em outro vídeo, moradores cobram providências do Governo para a recuperação de uma estrada, totalmente tomada pela lama, uma vez que não possui asfalto. “Olha aí a vicinal, que eles querem ir embora e deixar desse jeito aqui dizendo que está pronta. Pra gente ficar aqui no meio da estrada esperando um ‘filho de Deus’ nos tirar”, dia uma mulher que filma a situação.
O Governo do Estado alega que desde o início da gestão do governador Antonio Denarium, foram recuperadas 162 estradas vicinais, que contabilizam mais de 3.850 quilômetros, mais de R$ 130 milhões investidos. Além disso, cerca de 120 pontes de madeira foram feitas, para as quais foram investidos R$ 18.133.701,02.
A realidade, no entanto, tem sido diferente. Estradas sem asfalto ou tomadas por buracos, pontes de madeira que colapsaram e regiões isoladas principalmente no período do inverno passaram a fazer parte do dia a dia dos moradores do interior do Estado. Há casos, como ocorreu no município do Cantá em que os próprios moradores tiveram que construir uma ponte por conta própria, já que não dava mais para esperar o Governo do Estado.
Abaixo, confira outras denúncias feitas por moradores do interior: