“Vamos asfaltar a estrada de Normandia”, garante Teresa

“Vamos trabalhar para fortaleceler a agricultura familiar, garantir estradas, pontes, dando a condição que as comunidades precisam para produzir”, disse Teresa

A candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), pela coligação Roraima Muito Melhor, visitou nesta quarta-feira, 21,  a sede de Normandia e a Comunidade Indígena Raposa Serra do Sol. Ela foi ouvir de perto os relatos importantes dos moradores e lideranças indígenas da região e do baixo Cotingo. Todos bateram na mesma tecla: “As pessoas e as comunidades indígenas estão abandonadas”.


Na Serra do Sol, Teresa estava acompanhada do candidato a vice-governador, Edio Lopes, do candidato ao senado Romero Jucá e de candidatos a deputados federais e estaduais. Juntos, apresentaram as propostas do plano de governo para as comunidades indígenas. Teresa ficou impressionada com a falta de apoio do atual governo na região.

“Um exemplo disso é a ausência de escolas ou falta de estrutura. O atual governo do Estado não construiu nenhuma escola nos últimos 4 anos. O pior é que fechou mais de 40 unidades, a maioria em comunidades indígenas. Na minha gestão, educação será prioridade, com investimentos nas escolas, nos professores, fardamento gratuito, merenda e ensino especializado. Além disso, vamos garantir o asfalto até a sede de Normandia”, disse Teresa.

Teresa falou do trabalho desenvolvido nas comunidades indígenas da capital, quando foi prefeita de Boa Vista. Projetos apoiados e incentivados pela Prefeitura de Boa Vista que transformaram a região consolidando grandes polos de produção, com plantio de feijão, milho, melancia, pimenta, mandioca, batata-doce, entre outros.

Destacou que vai levar os mesmos benefícios às demais comunidades do Estado e mudar a realidade que as pessoas enfrentam hoje. “Vamos trabalhar para fortaleceler a agricultura familiar, garantir estradas, pontes, dando a condição que as comunidades precisam para produzir”, disse.

A representante das mulheres indígenas da Raposa, Rute Raposo, disse que as comunidades precisam se unir para eleger Teresa, para que de fato possam ver o progresso chegar à região. “Teresa é uma mulher que vai lutar por nós. Ela é mãe, guerreira, é trabalho. Sabe dos nossos anseios. Precisamos de uma mulher assim, que entenda as nossas necessidades e traga oportunidades para dentro das comunidades”, disse.

O tuxaua da Comunidade do Xumina, Edernildo Mafra, falou que hoje não existe apoio dentro das áreas indígenas e que precisam urgente de uma mudança. “Estou apoiando esse grupo porque queremos mudança. E eu acredito na força dessa mulher que é a Teresa. Queremos alguém que olhe por nós, que trabalhe por nós. E não que nos deixe esquecidos. Não queremos apenas promessas. Queremos apoio e resultado nas nossas comunidades”, destacou.

“Teresa vai governar para todos, principalmente aos que mais precisam”

Edio Lopes também reafirmou o compromisso de, ao lado de Teresa, trabalhar para garantir que as comunidades sejam assistidas. “Essa gente está abandonada dentro das suas comunidades e vieram aqui porque querem sair com a certeza de que, a partir de janeiro, terão uma governadora de verdade, que vai governar para as comunidades. Não será uma governadora só dos ricos, como faz o atual governo, mas de todos, em todos os cantos de Roraima, principalmente os que mais precisam”, pontuou.

O candidato ao Senado, Romero Jucá ressaltou na ocasião que Teresa é uma mulher corajosa, que cuidou bem das 17 comunidades indígenas de Boa Vista. E que todas foram bem atendidas, porque ela tem compromisso com as crianças, com os jovens, idosos e com os produtores.

“Em Boa Vista todos são bem tratados. Já no interior, todos estão abandonados. Não existe um programa social para os idosos, nem para os jovens. As escolas estão sem aulas. O hospital em Normandia não funciona. É uma tenda. Isso precisa mudar. E sabe como se muda isso? Pelo voto. Precisamos virar essa página de abandono nas comunidades. Os povos indígenas de Roraima merecem muito mais. A Teresa vai precisar de dinheiro para executar os projetos que ela quer e eu preciso estar em Brasília para garantir os recursos para que ela faça a transformação que Roraima precisa”, destacou Romero.