Teresa abre evento da Fundação Getúlio Vargas sobre 1ª infância

“Deixei esse legado de política integrada, que hoje é lei e continua além do meu mandato", disse Teresa

Teresa Surita, ex-prefeita de Boa Vista, participou nesta terça-feira, 19, de webinário da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com tema “Garantindo acesso e aprendizagem na educação infantil”.

De acordo com a FGV, Boa Vista é reconhecida no Brasil como a capital da primeira infância, por isso a ex-prefeita Teresa Surita foi convidada para compartilhar as experiências de Boa Vista sobre os investimentos para a 1ª infância feitos na capital de Roraima.

Além de Teresa, participaram do evento Cláudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV e ex-diretora global de educação do Banco Mundial, Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gabriel Corrêa líder de políticas educacionais do Todos Pela Educação, Marcela Souza, gerente da Petrobrás, instituição parceira do CEIPE no projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, e outros especialistas em educação e cuidados com as crianças. 

Cláudia Costin, que participou em Boa Vista do 1º Fórum Internacional da 1ª Infância, citou as experiências que ela própria vivenciou e avaliou quando esteve aqui conhecendo o trabalho de Teresa na primeira infância. “Não se constrói uma educação de qualidade se não olhar para a primeira infância. Precisamos olhar a educação em conexão com a saúde e assistência social, assim como é a política integrada de Boa Vista. A gente aprende a aprender quando se inicia na primeira infância. A criança pode e deve aprender com ludicidade”, disse.

Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Boa Vista é uma cidade que deve ser espelhada para o Brasil. “O que foi feito em Boa Vista é um trabalho que deve ser julgado como caso de sucesso para replicar esse modelo nos mais de 5 mil municípios do Brasil. Se fizermos isso, vamos mudar o desenvolvimento da nossa sociedade. É uma alegria viver e reviver essa história de Boa Vista ao ouvir Teresa contando sua trajetória. A primeira infância é a mãe das políticas públicas”, disse

Durante participação, Teresa explicou como iniciou a implantação da política pública para a primeira infância em Boa Vista. “Enquanto deputada federal tive a oportunidade de participar de um curso de liderança e especialização na 1ª. Infância na Universidade de Harvard e isso mudou minha forma de pensar a formação das pessoas. Até então, trabalhei muito cuidando de jovens e adolescentes. Mas quando tive a oportunidade de me aprofundar em questões científicas de desenvolvimento, entendi que investir nas crianças significa dar oportunidades de  uma vida mais equilibrada, estruturada e feliz para elas”, disse, reforçando que os três primeiros anos são para sempre.

“Deixei esse legado de política integrada, que hoje é lei e continua além do meu mandato.  Trabalhamos o fortalecimento de vínculos dentro de um planejamento e metas, a exemplo do Plano Municipal da Primeira Infância. Tudo isso foi um processo longo e novo. Investir na 1ª infância é tão importante quanto em obras de infraestrutura, saúde ou educação”, explicou Teresa.