Diferente das propagandas, escola estadual em São João da Baliza continua caindo aos pedaços

Essa é a situação de uma escola estadual que atende cerca de 400 alunos do ensino fundamental: caos e abandono

No início do mês passado, circulou nas redes sociais imagens da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, município de São João da Baliza, mostrando a situação de abandono em que a unidade de ensino se encontra. O Governo do Estado justificou dizendo que tomaria providências. Porém, quase dois meses depois, nada começou a ser feito.

Novas imagens enviadas por um morador ao Boa Vista Já mostram que a escola permanece com a estrutura comprometida, tomada pela sujeira, mato e lixo. Além disso, o calor é um dos principais desafios dos cerca de 400 estudantes da unidade de ensino, devido a falta de climatização nas salas.

“Aqui em São João da Baliza a Escola Francisco Ricardo Macedo está em péssimo estado sem centrais, nem ventiladores tem. Salas sem cerâmicas. Um verdadeiro absurdo. Sem contar que tem salas que quando chove alaga toda”, disse o morador que preferiu não se identificar.

Segundo a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), a Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo seria contemplada com reforma total, algo que não ocorre há dez anos. A Secretaria de Infraestrutura ficou responsável pela elaboração de um projeto básico para essa obra, com posterior abertura do processo licitatório. Mas até agora, quase fim do primeiro semestre de 2022, a situação continua a mesma, prejudicando os alunos e os servidores escolares.

Confira a situação: