Falta máscara, lençóis e até luvas no HGR, denunciam servidores estaduais

A falta do material compromete higiene de pacientes e fluxo de profissionais na unidade

Servidores denunciaram nessa segunda-feira (26) que o Hospital Geral de Roraima (HGR) enfrenta falta de luvas de processamento, usadas para proteger de contato com secreções, máscaras N-95, essenciais para profissionais transitarem entre blocos, lençóis e compressas de pano.

Um dos denunciantes explicou que com a falta de luvas de processamento, os funcionários utilizam luvas estéreis. O problema é que esse material deveria ser voltado somente para cirurgias.

Ele também destacou que máscaras N-95 são fundamentais para profissionais que transitam entre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros setores do hospital. Sem esse item, trabalhadores são obrigados a permanecer na UTI para evitar contaminações.

Devido ao temor que outros materiais faltem, pacientes internados recebem banho sem retirarem atadura, e, muitas vezes, são limpos com algodão.

“Há mais de quatro dias estamos limpando pacientes evacuados e dando banho com ataduras. Também há colegas limpando com algodão. Ontem [domingo] acabaram as luvas de processamento e só tem estéril em poucas quantidades”, disse o denunciante.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roraima tem 95,3 mil casos diagnosticados de coronavírus e 1,4 mil mortes.

DENÚNCIAS

Denúncias de falta desses materiais não são inéditas na rede estadual de saúde. Em janeiro, servidores relataram falta de luvas no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis, após aumento na incidência de casos de coronavírus em Roraima.

Em novembro do ano passado, uma servidora relatou que pacientes do HGR chegaram a ficar dois dias sem tomar banho devido à falta de produtos de higiene. Naquela época, a falta de lençóis já era mencionada.

No mês de maio de 2020, também houve reclamações de falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tais como aventais, álcool em gel e máscaras no HGR. Nessa época, o Conselho Regional de Medicina (CRM) denunciou que muitos dos leitos de UTI disponibilizados não estavam completos para serem utilizados.

CITADA

A Secretaria de Saúde informa que na manhã dessa segunda-feira, o HGR foi reabastecido com máscaras N-95 e máscara cirúrgica, além de luvas e avental. “Os demais itens estão sendo providenciados”, garantiu.

Sobre os lençóis, a secretaria disse que existe “processo de licitação de rouparia e aguarda o repasse dos itens, como também de máscara cirúrgica, além de luvas e avental”.

Informações: Roraima em Tempo