Em 4 anos, Denarium não construiu uma escola sequer em Roraima

Sem dúvidas, a educação é um dos grandes desafios para qualquer gestor. E somente com planejamento, visão de futuro e cuidado, sobretudo com os mais humildes, é que se pode mudar esse quadro e garantir acesso a um ensino de qualidade. Bom, esse não é o caso do atual governador Antônio Denarium, que em quatro anos de mandato demonstrou pouca – ou quase nenhuma – vontade de atuar nessa área tão importante para a formação intelectual humana.

Basta ver como estão as escolas em todo o estado. A situação de abandono é uma constante, tanto na capital quanto (e principalmente) no interior. Muitos alunos ficam impossibilitados de ir às aulas devido à falta de transporte escolar para conduzi-las até as unidades de ensino (já denunciamos diversas vezes aqui). Mas, para que? Para ao chegar lá encontrar uma escola suja, sem climatização e com o teto prestes a desabar?

Denúncias de abandono das escolas não faltam. Mas além de tudo isso, há o fato de que nenhuma nova escola foi erguida pelo governo de Denarium. Em quatro anos, o atual governador voltou seus olhos para seus familiares, amigos e parceiros políticos e deixou a população à mingua. Os mais jovens então, esses vão ter que ralar muito para recuperar o tempo perdido.

Talvez alguns repitam a velha ladainha “Mas é difícil fazer muito em pouco tempo enquanto se recupera um estado quebrado!”. Ok. Vamos comprar. Em 2013, quando Teresa Surita assumiu a prefeitura, a capital estava tão quebrada quanto o Estado em 2018, quando Denarium assumiu como interventor. Sabe quantas escolas foram construídas – do zero – em quatro anos pela então prefeita? Dez. E ainda reformou 17.

Ao final de seu mandato em 2020, Teresa construiu, no total, 16 escolas e reformou 27. E em quatro anos, Denarium sequer consegue trocar um telhado de uma escola indígena que força os alunos a se abrigarem embaixo de uma maloca para estudar quando chove. Ou ainda colocar combustível nos ônibus escolares. Por aí, você já tira que esse governo não cuida da educação. Nem da saúde, da segurança, do agro. Aos amigos, tudo. Até motorista particular.