Teresa ouve as pessoas em vilas, comunidades e cidades de Roraima

A candidata ao governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), visitou nesse final de semana vicinais e vilas nos municípios de Iracema, Mucajai e Alto Alegre.

A caravana do MDB, que tem andado em todos os municípios de Roraima, contou com a presença do candidato ao Senado Federal Romero Jucá e do candidato a vice-governador, deputado federal Edio Lopes.

Em Campos Novos, no município de Iracema, cerca de 300 moradores conversaram com os candidatos e apresentaram as principais demandas da região e se queixaram do abandono do governo nos últimos quatro anos.

“Estamos hoje completamente esquecidos em todos os serviços de responsabilidade do Governo. Não temos escola, a merenda é suco com bolacha, isso quando tem. Não temos pontes, estradas e nas vicinais quase ninguém passa”, se queixou um morador que preferiu não se identificar.

Outro morador questionou o modelo de administração do governo, que preferiu juntar dinheiro por três anos para fazer algo pelas pessoas só na época das eleições. “Infelizmente estamos nessa situação porque o governador passou três anos segurando dinheiro, sem investir de verdade onde as pessoas mais precisam”.

De acordo com Teresa, a partir do ano que vem, portanto, Iracema vai começar a viver uma nova realidade, com ações emergenciais e imediatas dentro de todos os municípios de Roraima, sempre em parceria com as prefeituras.

“Eu assumo a responsabilidade de ser governadora do estado sabendo da dor e do sofrimento do povo desse estado. Nós ouvimos as pessoas porque não podemos errar. Roraima precisa virar a página e se desenvolver de verdade. Vamos trabalhar olhando todos, assim como sempre fizemos”, disse.

O candidato a vice governador, Edio, em seguida, repudiou a perseguição contra os moradores em todos os municípios.

“Os moradores de Campos Novos estão cansadas da perseguição. A população comparece nas reuniões da Teresa sem precisar receber nenhuma cesta básica, sem promessa ou lista de emprego. As pessoas querem a mudança e a Teresa traz a esperança para todos”.

Por outro lado, Edio citou a falta de estrutura para as mães na maternidade em Boa Vista. “Com Teresa, nenhuma mãe vai dar à luz debaixo de lona ou tenda. Não vai ter cozinha de hospital com esgoto e baratas. O que acontece hoje é desumano”.

Uma professora, que também não quis se identificar, se queixou da falta de estradas, escolas e pontes. “Teresa, não faça igual a esse governador que só olha para os ricos. Olhe para os pequenos porque nós merecemos respeito. Precisamos de apoio para continuarmos produzindo, precisamos de pontes, estradas. Do jeito que está, não dá mais”.

Romero, por fim, garantiu trabalhar para ajudar Teresa a mudar a realidade das pessoas em todos os municípios, vilas e comunidades.

“É um compromisso meu arrumar dinheiro para construir a estrada de Campos Novos até Iracema, os 70km que faltam. É uma vergonha essas estradas de Roraima, as vicinais. Vamos ganhar as eleições em Iracema partindo de Campos Novos”, disse Romero, candidato ao Senado.

Teresa nas comunidades em Alto Alegre

A caravana do MDB também se reuniu com moradores das comunidades indígenas da Barata, Livramento, Pium, Anta I e II, Boqueirão e Mangueira, ambas do município de Alto Alegre.

A região está completamente abandonada. Primeiramente, os moradores pediram atenção aos serviços de saúde, que estão precários, sem ambulância, com prédio desgastado e sofrendo com goteiras e rachaduras.

Além disso, a estrada que dá acesso à comunidade da Barata precisa ser asfaltada. Contudo, as obras que chegaram a iniciar estão paradas por conta das condições climáticas. Isso porque as equipes começarem a mexer na infraestrutura no auge do inverno, o que fez a situação do acesso piorar ainda mais.

Candidato a vice de Teresa, Edio, falou da produção de café que acontece na comunidade indígena Mangueira, que se tivesse o apoio de um governo sério, seria transformado em uma grife e exportaria para todo o Brasil e o mundo.

“É inadmissível termos essa produção de café, dentro de uma comunidade indígena, e os produtores transportarem em cima de uma moto, andando por estradas vicinais abandonadas, com buracos e lama durante o inverno. Com Teresa isso vai mudar”.

Teresa tem um olhar humano

Teresa é certeza de um futuro melhor para Roraima, porque ela tem trabalho para mostrar, tem legado. A partir do ano que vem, tudo vai ser diferente, porque Teresa enxerga as pessoas em primeiro lugar. Temos o compromisso de trabalhar, cuidar, representar”, disse Romero.

Dentre as queixas das comunidades, a principal é a falta de apoio nas áreas da saúde e educação. As escolas estão fechando, os alunos vão embora mais cedo para casa, não chega o transporte escolar, as estradas dificultam o acesso. “Queremos o compromisso de um trabalho sério, um olhar de mãe para as comunidades”, pediu uma moradora da comunidade da Barata.