Para fortalecer comércios e indústrias, Teresa anuncia criação de secretaria e vai acabar com pagamento antecipado de ICMS

"A valorização da indústria roraimense é um compromisso do meu governo”, Teresa surita

Nesta quinta-feira, 1º a  candidata ao Governo de Roraima Teresa Surita (MDB), pela coligação Roraima Muito Melhor, apresentou as propostas do seu plano de governo para o desenvolvimento econômico e social de Roraima, em encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado (FIER).

Teresa anunciou planos para diminuir a burocracia, vai acabar com o pagamento antecipado do ICMS, respondeu perguntas sobre a manutenção das estradas e a garantia de escoamento de produção, déficit habitacional, dentre outas. A candidata ainda afirmou que vai criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

“Com uma secretaria com foco específico na indústria e no comércio poderemos dar a atenção e a prioridade devida às pautas dos segmentos desses setores. Todas as minhas propostas estão no plano de governo registrado em cartório e pode ser acessado no meu site: www.teresasurita.com.br”, destacou Teresa.

Ela frisou ainda que a valorização da indústria vai garantir o crescimento do Estado. “Ou seja, nós precisamos valorizar a indústria roraimense, tornar como conduta padrão para as compras públicas a utilização de todos os instrumentos legais que permitam a aquisição de produtos e a contratação de serviços de empresas sediadas em Roraima pelo governo do estado”.

Teresa acrescentou que irá agilizar os processos administrativos de licenciamento. “Sabemos que a buracracia custa caro e faz o empresário perder tempo. Com licenças, prazos mais longos e processos mais rápidos o empresário terá mais tranquilidade e segurança jurídica para trabalhar sem ameaças ou perseguição. As licenças valerão para todos os empresários sem distinção e sem perseguição”, completou.

Teresa vai acabar com pagamento antecipado do ICMS

Sobre o ICMS (O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Teresa apresenta proposta em seu plano de governo para acabar com o pagamento antecipado de mercadorias que ingressam no Estado.

“A partir do ano que vem, o empresário começará tendo um voto de confiança, pagando seu imposto todo dia 10 do mês subsequente à entrada de seus produtos. Na condição de hoje, o empresário iniciante  paga a vista o ICMS substituição tributária, recorrendo a empréstimos ou renunciando a investimentos pontuais pela falta de crédito”, explicou Teresa.

Teresa vai lançar programa de refinanciamento do ICMS

Entre outras propostas tributárias, Teresa anunciou que irá lançar o Programa de Refinanciamento de Débitos atrasados do ICMS, de modo que as empresas passarão a ter um desconto de 100% dos juros e multas, parcelados em até 6 vezes. Poderão também fazer o parcelamento das respectivas entradas. Na condição oferecida pelos governos anteriores, o pagamento com desconto de 100% seria a vista, sem direito a parcelar.

Teresa vai transformar Distrito Industrial com investimentos em infraestrutura

Teresa explicou ainda, durante evento, que vários governantes prometeram estruturar o Distrito Industrial, mas os projetos ainda estão no papel, não fizeram a estruturação esperada. Em seu Plano de Governo, se compromete:

– Fazer um asfaltamento adequado às cargas e aos pesos dos caminhões que trafegam pelo Distrito.

– Realizar uma urbanização completa – com guias, sarjetas e calçadas, canteiros centrais e drenagem.

– Iluminação em LED

– Implantar um posto do Corpo de Bombeiros

– Implantar um posto do Poupa Tempo para agilizar as demandas junto aos órgãos do governo.

– Expandir o Distrito Industrial, acolhendo empresários de pequeno e médio portes

– Identificar as vocações de cada uma das regiões do Estado e criar novos distritos econômicos, de forma a incentivar setores importantes, como serviços e tecnologia, economia criativa, manejo florestal, entre outros.

Teresa vai criar Codesaima-Mineração para garantir que as riquezas de Roraima sejam revertidas em benefício à população

Outro ponto apresentado por Teresa, portanto, foi a questão da mineração e como irá proceder para beneficiar a população com a questão.  “Roraima é um estado com grande potencial e riquezas minerais. A exploração é regida por leis federais, temos que articular e organizar o estado para que a riqueza mineral que temos possa melhorar a vida das pessoas. Isso que pretendo fazer. E, para melhorar isso no estado, vamos criar a Codesaima Mineração. Hoje, do jeito que está, todos perdem. Vamos mudar essa realidade”, disse.