Teresa apresenta as melhores propostas para Roraima durante debate

"Ninguem pode falar mal do meu trabalho, porque todos da minha capacidade ede transformar Roraima, mas ficam inventando mentiras ao meu respeito para confundir a cabeça das pessoas”, disse Teresa

Teresa Surita, candidata ao governo de Roraima pelo MDB-15, participou nessa sexta-feira, 16, de debate promovido pela emissora Bandeirantes. Teresa respondeu perguntas sobre segurança, educação, saúde, dentre outros. O seu principal adversário, que tenta a reeleição, não compareceu ao debate, mesmo tendo confirmado sua participação.

Teresa iniciou sua fala esclarecendo as principais fake news que assessores informais e servidores públicos do atual governador divulgam contra ela desde o período da pré-campanha. “Quero dizer aos servidores que não vou mexer no horário, continuará da mesma forma. Peço, mais uma vez, que as pessoas que não acreditem nas fake news que espalham ao meu respeito. Eu tenho sido vitima disso há meses, de todas as formas. Ninguém pode falar mal do meu trabalho, porque todos da minha capacidade e de transformar Roraima, mas ficam inventando mentiras ao meu respeito para confundir a cabeça das pessoas”, disse.

Ao responder questionamentos sobre segurança pública, Teresa destacou que este assunto é um dos maiores problemas do estado hoje. De acordo com a candidata, Roraima detém índices negativos em vários rankings no país, como a pior segurança do Brasil.

“Nós temos o estado mais violento contra as mulheres. O maior número de abuso contra as mulheres, violência domestica, é aqui. O maior número de crimes violentos. Dobrou no último ano o estupro de vulneráveis, ou seja, o nosso estado hoje vive com medo, porque ele não tem resposta da segurança pública. No meu governo isso vai mudar. Vamos aparelhar as polícias da forma certa, vamos integrar a policia para que ela possa funcionar. Vamos promover capacitação, garantir condições de trabalho e fazer com que sejam valorizados”, afirmou.

“Vamos dobrar o número de policiais militares e apoiar a criação das guardas municipais”

Teresa afirmou que vai implantar politicas públicas voltadas à segurança que beneficie a todos, em especial, as mulheres, crianças e os mais vulneráveis.

“Vamos aumentar a Delegacia da Mulher,  porque hoje só existe uma, e acreditem, não funciona no final de semana. A polícia tem que atender a população. Vamos apoiar todos os municípios a criarem a sua Guarda Municipal. Vamos também combater o tráfico de drogas, o crime organizado. Vamos dobrar o número de policiais no Estado. Vamos tirar Roraima da última posição do ranking nacional. E isso será feito com planejamento, prioridade e decisão política”, garantiu.

Ela também reforçou ainda a atenção aos jovens e disse que vai apoiá-los para garantir um futuro melhor para a geração. “Hoje os jovens se perdem, porque não tem escola, não tem formação. É muito fácil se perder para o crime organizado e o tráfico de drogas. Polícia, segurança, não se faz com carros alugados, demostrados na frente do palácio. Se faz com pessoas capacitadas na rua. Eu entendo que esse governo de hoje está completamente perdido na atenção à segurança do nosso Estado”, afirmou.

“Nós vamos fazer da educação de Roraima um exemplo para o Brasil”

Ao falar sobre educação, Teresa pontuou que há áreas indígenas onde as crianças sentam no chão para estudar. Que 51 escolas estaduais foram consideradas inadequadas pelo TRE para serem utilizadas como sessões eleitorais. Mais de 30 escolas foram fechadas, comunidades indígenas abandonadas e falta merenda e investimentos.

Enquanto nos seus últimos 8 anos de mandato,  Teresa priorizou a educação em Boa Vista, construiu 40 novas escolas, reformou outras 53, ofertou merenda de qualidade, entregou uniforme gratuito, entre tantas outras melhorias, tudo feito com um orçamento total da prefeitura menor que a Secretaria de Educação do Estado.

“Eu tirei a educação do município do último lugar entre as capitais e trouxe para a 5ª melhor. Hoje Roraima tem a pior educação do Brasil. Falta merenda, os jovens não têm profissionalização, não têm oportunidades, a evasão escolar não se tem dimensão. Nós vamos fazer da educação de Roraima um exemplo para o Brasil. Eu entendo dessa área. Eu tenho onde buscar soluções. E isso é um compromisso que eu tenho com os jovens, com as famílias e comigo mesmo”, destacou Teresa.

Teresa garantiu que em seu governo será feita uma verdadeira transformação. Serão ofertados cursos profissionalizantes, a merenda escolar continuará sendo adquirida da agricultura familiar, com cardápio elaborado para que as famílias saibam o que o filho está comendo, além da implantação de programas inovadores e fardamento gratuito.

 “Vamos proporcionar a escola empreendedora, escolas de línguas estrangeiras, escola rural, para incentivar a família do produtor, para que seu filho continue no campo. Vamos oferecer também o programa Ganhando o Mundo, que é um intercâmbio internacional para os melhores alunos do Estado”, garantiu.

“Vamos construir um centro de radioterapia e transformar de vez a saúde do Estado”

Teresa afirmou que em seu plano de governo, as pessoas terão uma saúde de qualidade, digna, totalmente transformada, onde não precisarão ficar na fila de cirurgia.  E que para isso, o primeiro passo será acabar com a corrupção. Ressaltou ainda que a politica de saúde tem que ser integrada, por isso irá informatizar o sistema e oferecer qualidade as pessoas e, principalmente respeito, pois hoje, a propagando do governo é bem diferente da realidade.

“Hoje a corrupção na saúde e tão grande que o recurso não chega para as pessoas. Vamos reformar o HGR, fazer o trabalho da forma certa, porque hoje até sangue escorre das paredes. Nós vamos construir uma maternidade, um hospital da criança em Rorainópolis. Vamos construir duas UPAS, uma em Boa Vista, outra em Amajari, para atender melhor a população. E ainda, construir um Centro de Radioterapia para transformar de vez a saúde do estado”, afirmou.

Importância do apoio a Romero Jucá

Questionada sobre Romero Jucá (MDB), candidato ao senado, Teresa disse que seu apoio é fundamental para o desenvolvimento de Roraima, pois foi ele quem mais trouxe recursos enquanto foi prefeita de Boa Vista.

 “Você vê obras do Romero por todo lugar que se ande no Estado, não apenas em Boa Vista”, disse. Ela destacou ainda que um senador tem por obrigação trazer recursos tanto para os municípios como para o estado, e que esse papel Romero cumpre bem, porque tem compromisso com Roraima.

“Com o apoio do Romero, nós construímos o Parque do Rio Branco, 520 km de asfalto, que é como ir de Boa Vista até o Jundiá, além de drenagem, calçada, implantação de lâmpadas de LED, construímos praças, construímos 40 escolas. Agora vou trabalhar também em parceria com os prefeitos, porque sei a importância de uma cidade forte, porque o governo tem a obrigação de dividir as responsabilidades com os prefeitos, sendo a questão das vicinais, das pontes, criando compromisso com tudo que é importante na vida da população”, garantiu.