Desde janeiro, mais de 4 mil focos de calor já foram identificados em Roraima

Técnicos da Smai inspecionam áreas atingidas pelas queimadas (foto: PMBV)
Técnicos da Smai inspecionam áreas atingidas pelas queimadas (foto: PMBV)

Durante um período de sete a oito meses o estado de Roraima passa pela chamada estação seca. Mesmo com a proximidade do período de chuvas, algumas regiões do município ainda sofrem com a estiagem, que oferecem risco de queimadas. A Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai) recomenda, principalmente aos agricultores, que tenham o devido cuidado para combater os focos de incêndio.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que monitora em tempo real os focos de queimadas nos estados, de janeiro a abril já foram identificados mais de quatro mil focos de calor espalhados no estado de Roraima.Geralmente nesse período, os rios, igarapés e açudes tem uma baixa considerável no volume de água, o que gera o momento de alerta principalmente aos agricultores na área rural de Boa Vista.

“Além das perdas materiais que temos com as queimadas de equipamentos de irrigação, utensílios da propriedade ou até mesmo queimadas que atingem a residência do produtor. Nós temos várias perdas na questão da conservação do solo, fertilidade pois toda a matéria orgânica gerada em função das palhadas e dos cultivos estão sendo perdidas”, disse o diretor técnico Smai, Fábio Güths.

Uma boa alternativa para evitar as queimadas são os aceiros, que ssão faixas ao longo das cercas, geralmente nas divisas das propriedades onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios de grandes proporções.

É uma maneira eficaz de evitar a entrada do fogo, uma vez que protege cercas, postes, balancins e arames. Devem ser feitos no início da estiagem, quando a vegetação começa a secar.

Saiba o que fazer para evitar queimadas

Todos podem ajudar a evitar queimadas neste período de estiagem com algumas atitudes simples. Saiba quais são:

  • Não jogar “bitucas” de cigarros na estrada ou em locais que possam gerar faíscas;
  • Não depositar lixo, especialmente vidro, em terrenos baldios ou na beira das BR’s;
  • Não queimar lixo.
  • Ao pescar em locais próximos de vegetação seca, evitar fazer fogueiras.

Informações: PMBV