Roraima teve mais de quatro mil ausentes no segundo dia de provas do Enem 2019, diz Inep

Provas do segundo dia do Enem 2019 — Foto: Ana Carolina Moreno
Provas do segundo dia do Enem 2019 — Foto: Ana Carolina Moreno

Mais de 4 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 deixaram de fazer a prova neste domingo (11) em Roraima, informou o Inep. Em todo estado, 12.959 pessoas se inscreveram para o exame.

De acordo com o Inep, com a ausência de 4.004 candidatos a taxa de participação na segunda etapa do exame foi de 69,1%. No primeiro dia de provas, o estado registrou 25,3% de abstenções.

Ainda segundo o Inep, em todo Brasil, 5.095.388 pessoas se inscreveram no Enem deste ano. Destes, compareceram 3,7 milhões. Neste ano o exame registrou a maior taxa de participação da história. Compareceram 72,9% em 2019, enquanto em 2015, 72,67% dos inscritos participaram do segundo dia de provas.

No segundo dia foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Em Roraima, estudantes ouvidos pelo G1 disseram que preferiram o primeiro dia, quando foram aplicados os testes de linguagem, ciências sociais e a redação.

Como foi o caso de Ingrid Joice, que fez a prova na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e foi uma das primeiras a sair do local de provas.

“Eu não gostei porque eu sou de humanas e aí não dá. Eu sei poucas coisas de exatas. Apesar disso, no geral, foi até tranquilo”, contou a jovem que pretende cursar psicologia ou design gráfico.

Informações: G1 Roraima