Conselheiros Tutelares de Boa Vista tomam posse e assumem mandato até 2024

Nesta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Boa Vista deu posse aos 15 conselheiros tutelares e aos 16 suplentes eleitos durante as eleições comunitárias realizadas em outubro de 2019. Agora, terão um mandato de quatro anos que vai de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024. A solenidade foi no Teatro Municipal.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal cuja missão é representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais. Boa Vista conta com três Conselhos Tutelares: Centro, Caimbé e Pintolândia. Cada um é composto por membros titulares e  suplentes, escolhidos pela população.

A conselheira, Jaisa Limeira, assume seu segundo mandato junto ao órgão, e continuará atuando no Território 1, no centro da cidade. Para ela, exercer sua missão em um município como Boa Vista, onde o executivo tem um olhar voltado para a primeira infância, é gratificante e empoderador.

“O Conselho Tutelar zela pelos direitos e garantias da criança e do adolescente, uma responsabilidade de todos. Então quando o conselheiro se ver nessa posição de garantidor em um lugar onde o olhar está voltado para os infantes você se sente empoderado para fazer e dá o seu melhor”, declarou.  

A legislação prevê que em cada município brasileiro tenha um conselho a serviço da população. Em 2013, ao assumir o mandato, a prefeita Teresa Surita criou mais dois conselhos, aumentando de cinco para 15 membros titulares. A Lei Federal 12.696/12 ampliou também o mandato de três para quatro anos e estabeleceu um processo de escolha com data unificada em todo o Brasil.

Como a Prefeitura de Boa Vista é mantenedora do órgão no município, é através dela que se adquire junto ao Governo Federal os equipamentos essenciais ao seu pleno funcionamento, tais como, novos veículos, equipamentos eletroeletrônicos, materiais de escritório e mobiliários em geral. Os órgãos são administrados pela Secretaria Municipal de Gestão Social. 

“Os conselheiros têm um papel fundamental. São eles que fazem a primeira intervenção em todas as quebras dos direitos de uma criança e de um adolescente. A prefeitura dá todo suporte para que façam esse trabalho, mas são diretamente ligados a população. A população aciona o conselho e automaticamente toda uma rede de direitos tem que se formar para trazer essa criança de volta para a proteção”, declarou Simone Queiroz, secretária municipal de Gestão Social.

 

Saiba quem são os novos conselheiros tutelares

Território I Território II Território III
Altaide Alves de Araújo

Adriana Camila de Oliveira

Erbson Renes Pimentel

Jaisa Silva Lameira

Tatiane Silva Ximenes

Dayse de Sousa Maurício

Nilton Cezar N. Santos

Maria Salete Benigno Lopes

Michelson da Cruz

Martiniano da R. Franco Neto

Antonia Batista dos Santos

Irenice Moraes Mendonça

Marcos Ramos Guimarães

Kalleb Sousa Ribeiro

Valbert Costa da Silva

 

Conselhos Tutelares de Boa Vista e suas áreas de abrangências

 

Território I –  abrange 18 bairros da cidade e áreas rurais Território II –  abrange 16 bairros da cidade Território III –  atende 15 bairros da cidade
Cauamé, Aeroporto, Jardim Floresta, Liberdade, Pricumã, 13 de Setembro, Calungá, São Vicente, Centro, São Pedro, Aparecida, Canarinho, Paraviana, Caçari, Bairro dos Estados, 31 de Março, São Francisco, Mecejana, Áreas Indígenas e comunidades rurais. Sua sede está localizada na Rua Dr. Lindolfo Lofego Botelho, nº 328 – Centro.

Contato: 98405-3416

Jardim Caraná, Caraná, União, Tancredo Neves, Caimbé, Buritis, Jóquei Clube, Cinturão Verde, Centenário, Araceles, São Bento, Raiar do Sol, Bela Vista, Operário, Nova Cidade e Governador Aquilino Mota Duarte. Sua sede esta localizada na Rua: Dico Vieira, nº 1497 – Caimbé.

Contato: 98402-8729

Cidade Satélite, Piscicultura, Jardim Primavera, Santa Tereza, Dr. Sílvio Leite, Alvorada, Equatorial, Santa Luiza, Nova Canaã, Pintolândia, Jardim Olimpico, Dr. Silvio Botelho, Jardim Tropical e Senador Helio Campos. Sua sede está localizada na avenida Ataide Teive – Nova Canaã.

Contato: 98400-6024