A Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta quarta-feira, 27, uma série de medidas de combate à pandemia da covid-19. Entre as determinações está a suspensão, pelo prazo de 15 dias, do retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino na capital e da realização de missas, cultos e eventos em igrejas, templos religiosos e instituições semelhantes. Ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede municipal de ensino.
As medidas foram adotadas para conter o contágio do coronavírus na cidade. Durante a semana, o prefeito Arthur Henrique esteve reunido com lideranças religiosas e representantes de escolas particulares do município, os quais decidiram juntos pela suspensão.
“A população ajuda ao compreender todas as situações. São medidas difíceis para prefeitura tomar. Sabemos que não retornar com as aulas particulares é um grande prejuízo, não só para Boa Vista. No entanto, as decisões são necessárias no momento”, disse Arthur Henrique.
Com relação às igrejas, Arthur destacou que esses locais estão seguindo o protocolo de prevenção, porém, a maioria das celebrações acontece aos finais de semana e no mesmo horário, aumentando assim o movimento nas ruas da cidade.
Casos – As medidas levam em consideração o aumento de 46% de novos casos de covid-19 na capital, em janeiro. Outro fator determinante é a taxa de ocupação no Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade responsável pelo atendimento de casos graves da doença, que tem atualmente 100% dos leitos ocupados.