Governo comemora redução de homicídios, mas só leva em consideração o mês de janeiro

Dados do governo do estado, divulgados na última sexta-feira (7), mostram um recuo de 52,9% do número de homicídios em 2020. Claro, apenas o mês de janeiro foi analisado, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Conforme os números, foram registrados oito homicídios no primeiro mês deste ano, enquanto que em igual período em 2019, 17 casos foram notificados. A redução no número de homicídios é ainda maior quando comparado ao mesmo período em 2018, quando o estado registrou 30 casos, uma redução de 73% em relação a 2020.

O comandante Geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Elias Santana, defende que a integração das forças de segurança pública do Estado é um dos fatores principais que tem contribuído com a redução do número de casos de crimes violentos letais.

“Hoje, existe uma integração entre as forças de segurança pública do Estado. Isso tem gerado uma sinergia entre as instituições que compartilham informações entre si. O controle do Sistema Prisional também foi determinante para a diminuição dos crimes”, destacou.

Ainda conforme o levantamento, a capital Boa Vista teve um registro 18 casos de crimes violentos letais no mês de janeiro de 2018. Já em 2019, no primeiro ano de gestão de Denarium, o número foi reduzido para 12 casos no mesmo período. Esse ano, houve o registro de apenas 2 casos.

“Em se tratando de Boa Vista, o grau de redução foi ainda maior. Comparando os anos de 2019 e 2020, a redução foi de 83%. Um percentual de queda significativa que demonstra o esforço do governo de melhorar os índices da segurança pública no Estado”, complementou.

Informações: Roraima em Tempo