Prefeita Teresa Surita entrega escola no bairro Nova Cidade

A prefeita Teresa Surita inaugurou nesta terça-feira, 3, a Escola Municipal Professor Odir Lucas da Silva, no bairro Nova Cidade. Esta é a 36ª escola construída e entregue pela atual gestão. Agora, o município conta com 123 unidades de ensino, entre urbanas, rurais e indígenas.

A escola tem capacidade para atender 360 crianças, do maternal à pré-escola. A estrutura é moderna e equipada, conta com 8 salas de aula, salas multiúso e administrativas, cozinha e refeitório amplo, pátio coberto para recreações, banheiros infantis e adultos, rampas com acessibilidade e piso tátil.

“Hoje estamos entregando e somando 36 escolas, mas já temos 38 prontas. Em mais alguns dias entregaremos mais duas unidades, priorizando muito a primeira infância, da creche até o ensino fundamental. Nós aumentamos em 15 mil vagas e sempre com muita qualidade. Boa Vista tem realmente que comemorar os avanços, a qualidade da educação, da merenda, professores capacitados e todos concursados”, disse a prefeita, Teresa Surita.

A autônoma Naiara Bentes, 28 anos, é mãe do aluno Kalebe William, de 5 anos. Ela ficou encantada com a estrutura de ensino que o filho vai poder contar. “Às vezes a gente não acredita que o nosso filho possa estudar numa escola onde tudo é tão novo, tão bonito, tão moderno. Eu me sinto privilegiada de saber que ele vai ter a melhor educação, a melhor professora. Eu fico muito feliz”, disse.

Além de uma escola nova e bonita, o Kalebe vai receber do município o fardamento escolar, materiais didáticos, alimentação, e contar com tecnologia em sala de aula com: brinquedos da Lego, robótica, tablets, mesas pedagógicas e lousas digitais.

Revolução no ensino de Boa Vista

Em sete anos, a demanda na rede aumentou em 60%. Em 2013 eram 29 mil alunos matriculados, em 2020 são 44 mil estudantes. Para suprir a crescente demanda, a prefeitura inaugurou 36 novas escolas e creches, reformou e ampliou mais 52, criando mais de 15 mil vagas em Boa Vista.

Até o final do ano, mais três novas escolas devem ser entregues, gerando mais 1.080 vagas para 2020. As próximas unidades a inaugurar estão localizadas nos bairros: Cidade Satélite (Rua das Galáxias), Jóquei Clube (Rua Bressia), Senador Hélio Campos (Avenida Major Elcedon Pinto).   

Homenageado – O professor Odir Lucas deixou um legado de amor e dedicação ao esporte e a educação. Nasceu na Fazenda Santa Fé, na região do Uraricoera, em 31 de maio de 1947 e faleceu em Boa Vista no dia 14 de janeiro2018, aos 70 anos de idade.

Odir Lucas foi professor roraimense, dedicou quase toda a sua vida ao ensino da Educação Física em diversas escolas de Boa Vista.