A Prefeitura de Boa Vista promoveu nesta quarta-feira, 11, o Workshop Gestão de Resíduos Grandes Geradores. O evento reuniu representantes dos órgãos públicos da esfera federal, estadual e também da iniciativa privada em dois momentos. Pela manhã, o encontro foi no Centro de Ciência Tecnologia e Inovação e à noite, no Teatro Municipal.
O workshop visa orientar os grandes geradores de resíduos domiciliares para a elaboração do plano de cada empresa (lojas, shoppings, supermercados e órgãos públicos) para a destinação do lixo produzido por elas. Empresas que produzam mais de 130 kg de lixo por mês, precisam elaborar o plano. Todo o trabalho deverá ser feito por meio de parceria entre a prefeitura e as instituições.
Com isso, a ideia é chamar a atenção destes representantes para a responsabilidade da gestão compartilhada, conforme prevê a Lei Municipal de Resíduos Sólidos em vigor no município desde julho de 2019. Para a chefe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Consolata Nóbrega, o workshop representa mais um passo nas ações de implementação e cumprimento da lei.
“Esse evento vai trazer esses geradores de resíduos para o cumprimento das ações do plano e passaremos as responsabilidades que terão, esclareceremos sobre o que precisam fazer para a gestão adequada e destinação desses resíduos e tirando dúvidas nas ações de implementação do plano”, frisou.
O superintendente da Fundação Nacional de Saúde, Douglas Maia, destacou que para que a lei funcione efetivamente é necessária a participação de todos. “A partir do momento em que temos o plano implementado passamos a ter essa temática tratada de forma a ser efetivamente uma política pública de saúde, onde estabelecemos os atores envolvidos no processo, as competências e responsabilidades e obviamente com o envolvimento da sociedade local, que é fundamental”, enfatizou.
Como gestor estratégico de uma empresa de Boa Vista, Paulo Benedetti, declarou a importância de participar de um evento deste, já que um dos grandes valores defendidos em sua empresa é a sustentabilidade, desde a construção até a gestão.
“Falando como empresa privada, acho importante a prefeitura fazer este tipo de trabalho e buscando uma proximidade com a sociedade. Falando um assunto que todo mundo já deveria ter consciência. É uma ótima iniciativa, reunir todos esses atores, não somente a esfera pública, mas a empresarial e civil, para estarem mais atentas e conscientizar práticas para a gestão”, declarou.
Em execução – Dentre as ações já em execução em Boa Vista, estão: o descarte adequado de resíduos da construção civil; dos resíduos de saúde; coleta seletiva em cerca de 40 escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde, secretarias municipais, cooperativas e associações. Além disso, a prefeitura está finalizando a construção do primeiro Ecoponto, local onde será concentrado o descarte de resíduos para reciclagem.12
Confira na íntegra a Lei Municipal nº 2004/2019 – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos no Município de Boa Vista.