A pandemia do novo coronavírus impõe desafios à saúde pública e à população, que unem esforços para combater a nova doença. Mas, nesse período também é preciso ficar alerta com um velho conhecido: o Aedes aegypti, responsável por 337 casos confirmados de dengue só este ano (janeiro a abril).
Para evitar surtos de doenças transmitidas pelo mosquito, que ainda incluem chikungunya e zika, a Prefeitura de Boa Vista alerta a população para permanecer atenta, tomando os cuidados necessários e eliminando os possíveis criadouros nos quintais de casa.
As ações para conter a proliferação do mosquito precisam ser diariamente mantidas e reforçadas, principalmente agora com a chegada das chuvas, período propício para a proliferação do mosquito e também da incidência das doenças.
“Nós pedimos à população para não descuidar nenhum dia e continuar fazendo diariamente a vistoria em quintais e terrenos eliminando os focos e possíveis criadouros nos quintais de casa, principalmente agora que enfrentamos essa pandemia da Covid-19, vamos evitar o surto de outras doenças como a dengue, que dependendo da evolução pode levar a óbito também”, solicita o coordenador municipal do núcleo de doenças transmitidas por vetores, Samuel Garça.
Casos
Em 2019, de janeiro a abril, foram 379 casos notificados de dengue, sendo 74 confirmados, 304 casos descartados e 01 óbito. Em 2020, temos 750 casos notificados de janeiro a abril, sendo 337 confirmados e 380 casos descartados, 33 em investigação e 01 óbito.
Em relação aos casos de chikungunya, em 2019 foram 91 casos notificados, de janeiro a abril, sendo 02 confirmados e 88 casos descartados. Em 2020, temos 44 casos notificados no mesmo período, sendo 03 confirmados, 38 casos descartados e 03 em investigação.
Já os de Zika, em 2019 foram 23 casos notificados, sendo 07 confirmados e 16 casos descartados. Em 2020, temos 05 casos notificados de janeiro a abril, sendo 01 confirmado, 02 casos descartados e 02 em investigação.
Cuidados
Fique atento, faça a sua parte e redobre os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. As principais medidas de prevenção e combate são:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado
– Manter bem tampado tonéis, caixas d´águas e barris de água
– Remover galhos e folhas de calhas
– Não deixar água acumulada sobre a laje
– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
– Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas, fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais
– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
– Acondicionar pneus em locais cobertos
– Tampar ralos
– Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento- Utilizar lonas para cobrir materiais de construção, elas devem permanecer sempre bem esticadas para não acumular água.