Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 30 de junho

A campanha de vacinação contra a influenza (Gripe) foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de junho, em todo o Brasil. A campanha encerrava-se na próxima sexta-feira, dia 6, mas, devido ao baixo alcance da meta dos grupos prioritários, foi prorrogada.

A ideia é alcançar pelo menos 90% do público-alvo de todos os grupos que ainda não se vacinaram. Até o momento a cobertura vacinal do município de Boa Vista está em 51,38%. O único grupo que ultrapassou a meta até o momento foi o de idosos, com cobertura de 124,95%.

Doses – Serão utilizadas nesse período as doses já repassadas pelo Ministério da Saúde para as fases da campanha. O município de Boa Vista ainda tem 12 mil em estoque e deve receber mais 28.860 doses.

Todos os grupos prioritários podem se vacinar – Pessoas de 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, portuários, povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

As pessoas que fazem parte dos grupos de risco que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade básica de saúde. A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza.