Um dos benefícios concedidos pela Prefeitura de Boa Vista, a licença-maternidade de sete meses tem sido vista como um marco da valorização às famílias dos servidores públicos municipais. E nesta semana, a servidora Alyne Grazielle comemorou em suas redes sociais o encerramento de seu período, agradecendo pelo benefício que passou a vigorar em toda a capital a partir de janeiro deste ano.

“Hoje se encerra minha licença maternidade. É com muito orgulho e gratidão pela lei sancionada em 27/12/2019, que deu início em janeiro de 2020 pela nossa prefeita”, disse Alyne.  

Boa Vista é a única cidade do Brasil a garantir a licença maternidade por esse período. Das 27 capitais: 4 prefeituras garantem quatro meses de licença (João Pessoa, Teresina, Porto Alegre, Florianópolis), 22 prefeituras 6 meses de licença. A prefeitura possui 7.069 servidoras municipais, sendo que cerca de 100 são beneficiadas por esse período.

A lei reforça a política de valorização da Primeira Infância e o cuidado com as mães servidoras, que agora podem passar mais tempo com filhos, proporcionando assim o fortalecimento do vínculo afetivo e o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem.