Diversos cursos gratuitos de Ensino a Distância (Ead) sobre Educação Financeira são ofertados pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. O intuito é organizar o orçamento doméstico na atual época de crise financeira.
Os cursos são divididos em três módulos: “Planejar para realizar os sonhos”, “Dominando emoções e criando hábitos” e “Inteligência Financeira: Saia do Sufoco”. Há também cursos destinados ao segmento empresarial, órgãos gestores e de Monitoramento. Certificados são emitidos pela Universidade de Brasília (UNB).
A secretária de Defesa do Consumidor de Boa Vista, do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, disse que o objetivo do programa é ampliar o conhecimento dos consumidores relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, bem como a compreensão sobre direitos de cidadão consumidor.
“Educação financeira se faz necessária para que seja possível organizar dívidas e sair do vermelho, principalmente nesse momento econômico difícil. Ao organizar o orçamento doméstico, o consumidor terá condições para decidir o que fazer com o dinheiro, com as dívidas e evitar não cair nas armadilhas do superendividamento”, explicou.
CURSOS E INSCRIÇÕES
Os cursos ofertados são: Introdução à Defesa do Consumidor; Práticas Abusivas; Oferta e Publicidade; Vício do Produto e Serviço; Princípios e Direitos Básicos do CDC – Código de Defesa do Consumidor.
Inscrições podem ser feitas na Plataforma da Escola Nacional de Defesa do Consumidor até 31 de agosto. As aulas iniciam 8 de setembro e encerram no dia 5 de outubro.
O Procon Boa Vista orienta que as dívidas devem ser evitadas, para não se transformar em “bola de neve” e superendividamento. A melhor forma de se livrar das dívidas é não se aproximar delas.
“É importante fugir de tentações e promoções com parcelas a perder de vista, e só consumir dentro da realidade econômica da família, e o mais importante, não gastar mais do que se ganha”, comentou Sabrina.
O consumidor que se necessitar obter mais informações poderá solicitar por e-mail ou ainda pelos telefones: (95) 08403-0771, (95) 98400-4997 e (95) 98400-5720.
Informações: Roraima em Tempo