Teve início nessa segunda-feira, 19, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na área indígena da capital. A comunidade Truaru da Cabeceira, localizada a 65 km da zona urbana do município, foi a primeira a receber a imunização do rebanho bovino.

A ação é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), composta por um médico veterinário e técnicos agropecuários. A cobertura vacinal garante um rebanho livre de doenças infectocontagiosas, uma vez que as enfermidades são um problema econômico, se o animal adoecer atinge todo o rebanho.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, destacou que a segunda etapa vai até o dia 29 de outubro. “A meta é de imunizar em torno de quatro mil animais. Mais um compromisso da prefeitura no apoio à sanidade do rebanho bovino das comunidades indígenas”, enfatizou.

A Prefeitura de Boa Vista fornece e aplica a vacina de forma gratuita. Além disso, as equipes também fazem a vermifugação do gado para o controle de verminoses e a vacinação contra a brucelose, que exigem a atuação de profissional treinado, para evitar qualquer tipo de contaminação no rebanho. A vacina contra a brucelose é adquirida pelos criadores. O técnico responsável apenas faz a aplicação.

1ª etapa – Neste ano, a vacinação contra febre aftosa e a vermifugação do rebanho bovino começaram em abril, atendendo 17 comunidades indígenas localizadas na Serra da Moça e Baixo São Marcos, além da Comunidade Truaru da Cabeceira. Um total de 3.430 animais foram imunizados.

Confira a programação da Vacinação contra a Febre Aftosa

21/10

Manhã – Comunidade Bom Jesus

Tarde – Comunidade Lago Grande

22/10

Manhã e Tarde – Comunidade Lago Grande

23/10

Manhã – Comunidades Aakan e Milho

Tarde – Comunidade da Ilha

26/10

Manhã – Comunidade Campo Alegre

Tarde – Comunidade Vista Nova

27/10

Manhã – Comunidade Mauixi

Tarde – Comunidade Três Irmãos

28/10

Manhã – Comunidade Vista Alegre

Tarde – Comunidade São Marcos

29/10

Manhã – Comunidade Darôra e Teiu