Escola Municipal Menino Jesus de Praga apresenta, pela 2ª vez, projeto em Feira de Ciências do Nordeste

Nesta semana, a Escola Municipal Menino Jesus de Praga, pela segunda vez, representará Boa Vista e Roraima na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit). O evento ocorrerá de 24 a 28 de novembro, em Recife (PE). Com o projeto Escola Sustentável, os alunos levarão algumas alternativas ecológicas possíveis de serem adaptadas no ambiente escolar.

Os estudantes Beatriz de Sousa, Dafne Gomes, Ivys dos Santos, João Paulo, Ronam Lourenço e a professora Ingrid Rubim, além de servidores de apoio e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, embarcam para Recife nesta segunda-feira, 23. A professora destaca a alegria de participar novamente do evento científico que reúne ideias inovadoras de diversos estados brasileiros.

“É uma satisfação muito grande e um desafio. Fomos a primeira vez e conquistamos o 1º lugar, o que acabou virando um projeto de vida, não só para mim como para meus alunos. Esse ano é a mesma professora, com objetivos parecidos e os alunos são outros. Todos eles foram sensibilizados e afetados em relação a questão das práticas ambientais sustentáveis”, disse Ingrid.

O projeto “Escola Sustentável: Bioeconomia aliada à educação ambiental como forma de sustentabilidade” foi desenvolvido em 2019 com os alunos do 4º ano B. O objetivo foi propor e criar alternativas ecologicamente corretas dentro do ambiente escolar, tais como a horta orgânica, composteira, teto verde, implantação de um sistema para captação de água da chuva e centrais de ar e implantação da coleta seletiva.

A maioria dessas ideias já foi colocada em prática na própria escola. No caso do projeto do teto verde, os alunos plantaram buganvília ao redor de uma área coberta na parte externa da escola. Agora, é só esperar a planta crescer cobrindo o teto e a escola terá a maloquinha para atividades sustentáveis. A água das centrais é captada por meio de canos, caixas d’água e adaptação de torneiras.

Para o evento, os alunos levarão uma maquete de uma escola com adaptações sustentáveis, que seria a representação do projeto. “Estou muito ansioso. É uma honra apresentar lá as nossas ideias, por mais que a gente não ganhe, eu fico feliz por toda a experiência que adquiri durante o caminho até chegar lá”, disse o aluno Ivys dos Santos.

Durante a execução do projeto, os alunos fizeram pesquisa de campo, na internet, assistiram vídeos e palestras e tiveram a oportunidade de conhecer a Casa de Teto Verde do arquiteto Rodrigo Ávila. O projeto da escola também recebeu ainda o selo Amigo da Água, da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima.

Em 2019, a Escola Municipal Menino Jesus de Praga conquistou o 1º lugar na categoria Júnior na 15ª edição da Fenecit, que ocorreu em Olinda, Pernambuco. O projeto “Construção Ecológica – Usando a cabeça: construindo casas” garantiu aos estudantes Rádryan Souza, Kauã Gomes e Pablo Guilherme a medalha de ouro e o direito de participar da Milset Expo – Sciences Asia, uma feira científica, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.