Prefeitura instala placas com aviso de restrição sanitária nos balneários e praias de Boa Vista

Medida visa alertar a presença de pessoas nos balneários do município para evitar o aumento da contaminação pelo coronavírus

Para evitar aglomerações em locais públicos e reduzir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, a Prefeitura de Boa Vista tem tomado diversas medidas. Dentre elas, está a interdição de balneários e praias do perímetro urbano e rural do município.

Nesta quarta-feira, 3, foram instaladas placas com aviso de restrição sanitária por risco de contaminação do coronavírus. Além dos avisos, as Superintendências Municipais de Trânsito (Smtran) e Guarda Civil Municipal (GCM) promovem a fiscalização dos locais diariamente.

Foram sinalizadas, até agora, as praias: Guinomo, Caçari, Polar, Curupira, Cauamé, Barradas, Caranã e alguns pontos as margens do Rio Branco. Além do Lago Azul na zona rural. As interdições estão previstas no Decreto Nº 014/E, que adotou diversas medidas para combater a pandemia do coronavírus (COVID-19).

A medida em que a GCM e SMTRAN forem detectando locais com possíveis aglomerações, estes também serão sinalizados e fiscalizados. A população também pode denunciar locais com pessoas aglomeradas por meio da Central 156 e do 190 da Polícia Militar.

Prefeitura tem adota medidas para ajudar a desafogar hospital de responsabilidade do Governo do Estado

Por conta da falta de leitos de UTI e clínicos no Hospital Geral de Roraima (HGR), além do fechamento do Hospital de Campanha, o prefeito Arthur Henrique tem adotado medidas mais restritivas para evitar a circulação de pessoas na cidade e desafogar os hospitais.

Dentre as medidas em vigência, estão: proibição, por 15 dias, das celebrações e missas presenciais em igrejas, adiou o retorno das aulas presenciais da rede particular e estabeleceu novos horários de funcionamento para bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências e similares. Também desligou as luzes de quadras poliesportivas e isolou parques, playgrounds e Selvinhas Amazônicas.

Só no primeiro mês de 2021, mais de 23 mil pessoas foram atendidas nas 8 UBS’s para covid. O Município também reforçou a fiscalização em todo o comércio da cidade para que todas as recomendações sejam cumpridas. As ações ocorrem diariamente com a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e agentes das secretarias de Meio Ambiente e Finanças.

Em pouco mais de duas semanas, cerca de 300 estabelecimentos foram visitados. Desses, foram expedidas 45 notificações, 70 autuações, 30 estabelecimentos embargados, além de dois Termos Circunstanciais de Ocorrências.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde abriu seletivo para contratação de 296 profissionais de saúde, dentre eles, 60 médicos, com a intenção de ampliar os atendimentos nas UBS’s, abri-las aos sábados, domingos e feriados o dia todo, garantindo ainda mais atendimento à população. Mais de 1 mil pessoas fizeram a inscrição.