Sarampo: Mais de 170 imigrantes são imunizados em abrigo de Boa Vista

A ação de intensificação da vacina acontece desde a semana passada, quando o município registrou um caso ainda suspeito de sarampo em uma criança imigrante

As equipes da vigilância epidemiológica da Prefeitura de Boa Vista imunizaram na noite desta segunda-feira, 29, em parceria com as equipes do Estado e Exército 179 pessoas entre crianças e adultos contra o sarampo no abrigo de imigrantes da Rodoviária de Boa Vista.

A ação de intensificação da vacina acontece desde sexta-feira, 26, quando o município registrou um caso ainda suspeito de sarampo em uma criança imigrante, de um ano, atendida no Hospital da Criança Santo Antônio com todos os cuidados necessários.

O caso ainda é considerado suspeito, pois depende do resultado de outros exames, entre eles o PCR, que já foi encaminhado ao laboratório de referencia do estado e deve ser encaminhado para fora do estado. As ações de bloqueio vacinal são necessárias para interromper a cadeia de transmissão da doença.

“Desde o início do registro do caso estamos implementando as ações preventivas para interromper a cadeia de transmissão. Mesmo sendo um caso considerado ainda suspeito, já fizemos a intensificação da vacina nos abrigos por onde essa criança passou e também no Hospital da Criança Santo Antônio, além de intensificar a rotina de vacinação das crianças e adultos nas unidades básicas de saúde não exclusivas a pacientes com covid-19 em Boa Vista”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.

Todas as unidades básicas de saúde que não estão com atendimento exclusivo para casos leves e suspeitos de covid-19 possuem a vacina Triplice Viral. Por isso, é importante que pais e responsáveis consultem a carteira das crianças de seis meses até um ano de idade. Caso não tenham registro da vacina, procurem uma unidade básica para vacinar a criança.

De acordo com o esquema vacinal, são necessárias duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para adultos a partir de 30 anos. Eventualmente, em caso de surtos, o Ministério da Saúde pode desenvolver campanhas de vacinação para pessoas a partir de seis meses de vida. Porém, a dose “zero” não substitui as duas doses recomendadas no esquema de vacinação.

Medidas adotadas

No Hospital da Criança Santo Antônio – Bloqueio vacinal, com vacinação de 19 pacientes e acompanhantes.  Todos os servidores estavam com esquema completo da vacina.

Nos abrigos – Bloqueio vacinal seletivo, nos dias 26, 27 e 29 – com 390 pessoas vacinadas e 768 pessoas foram encontrados com o esquema vacinal completo de TV (Tríplice viral).