Por meio de live, profissionais de saúde dão orientações sobre como cuidar da mente em tempos de pandemia

As palestras foram transmitidas pelos nos canais da prefeitura, Facebook e Instagram

A Prefeitura de Boa Vista promoveu na tarde desta quarta-feira, 28, a live “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, que faz parte da campanha Abril Verde. Durante 1h30 de transmissão pelo Youtube e Facebook, profissionais de psicologia e enfermagem fizeram uma reflexão sobre as questões ligadas aos principais problemas relacionados à mente. Além disso, o evento também marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril.

Além de falar sobre a problemática trazida pela pandemia do coronavírus para a saúde mental, as psicólogas Darlim Saratt Mezomo, Georgia Mezomo Paz e Patrícia Valduga levantaram as questões e deram orientações de como aliviar os estresses relacionados às situações difíceis nesses tempos de pandemia. Além disso, falaram sobre ambiguidades, conflitos, incertezas e, muitas vezes, tristezas provocadas pelo luto. E também deram dicas aos servidores sobre como se portar no trabalho em home office.

Para complementar, a técnica em enfermagem Lucélia Silva Soares demonstrou como aliviar sintomas de ansiedade, insônia e síndrome do pânico; ensinou diversas técnicas de respiração para promover bem estar e prevenir os transtornos causados pelo estresse.     

O internauta Duilio Silva, que estava acompanhando a live pelo Facebook, fez questão de opinar sobre a proposta do evento. “Sou psicólogo da cidade de Presidente Figueiredo (AM) e estou muito feliz em ver essa iniciativa muito importante nessa cidade que eu tanto amo”, escreveu.  

Toda programação da live foi preparada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), que é responsável por planejar, implantar e gerenciar programas de ações preventivas, ligados a Segurança e Medicina do Trabalho, nos serviços prestados pelos servidores do município.