Agricultura Familiar – Produtores iniciam colheita de feijão na comunidade Serra da Moça

O feijão surge como uma alternativa de rotação de cultura gerando mais renda para os agricultores

A Prefeitura de Boa Vista apoia a agricultura familiar indígena, nas 17 comunidades atendidas pelo município. O fortalecimento da produção acontece através de assistência técnica e fomento, desde a correção do solo até o escoamento da produção. A comunidade da Serra da Moça já tem a produção de milho como destaque nas últimas safras e agora vem diversificando suas lavouras com a produção de feijão – Caupi, como alternativa de cultura pós inverno.

A produtora Andrelina Alves conta que recebeu incentivo da prefeitura através de orientações e acompanhamento integral da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), para diversificar sua produção. Na propriedade ela já possui 3 hectares de milho. E pela primeira vez começou a cultivar  feijão em 1 hectare.

“Foi uma alegria ver a fartura que está sendo essa colheita. Foi um sucesso. A prefeitura nos apoiou desde o início dessa nova produção e essa experiência já mostra que veio para ficar. Ano que vem, pretendemos ampliar. E após a colheita de toda área, vamos iniciar a plantação de melancia”, comemora a agricultora.

A cultura do feijão surge como uma excelente alternativa para complementar a renda dos agricultores familiares da comunidade, com o ciclo de produção mais rápido e boa produtividade, explicou o secretário de agricultura do município Guilherme Adjuto.

“A Prefeitura, por meio da SMAAI, apoia o fomento da agricultura nas áreas indígenas, diversificando a produção de grãos no fim do inverno. Hoje o agricultor indígena pode promover a rotação de culturas, trazendo mais alternativas econômicas para a comunidade, com isso a possibilidade de abertura de novas áreas em 2022”.

A cultura do feijão surge como uma excelente alternativa para complementar a renda dos agricultores familiares da comunidade, com o ciclo de produção mais rápido e boa produtividade

Comunidades Indígenas – A SMAAI desenvolve o trabalho de campo nas comunidades indígenas localizadas no município de Boa Vista. No primeiro semestre de 2021, foram distribuídos insumos e plantados 52 hectares de milho em áreas individuais e coletivas, beneficiando 51 famílias indígenas, executando todos os procedimentos de assistência técnica, desde o preparo e correção do solo, plantio, adubação de cobertura, defesa de lavoura, finalizando com o apoio na colheita e escoamento da produção. Dessa maneira viabilizando e incentivando o desenvolvimento agrícola nas comunidades.