Comitiva de Porto Velho (RO) conhece de perto as boas práticas implementadas em Boa Vista desde a gestão Teresa Surita

O grupo veio composto por secretários, assessores e técnicos, que visitaram algumas secretarias de Boa Vista, onde puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela prefeitura e trocar experiências

A Prefeitura de Boa Vista é referência em gestão. Representantes das prefeituras de todo Brasil estão sempre em busca de conhecer o modelo implementado no capital. Desta vez, representantes da Prefeitura de Porto Velho (Rondônia) estiveram aqui nesta terça-feira, 19, para conhecer de perto e trocar experiência sobre boas práticas aplicadas que melhoram a vida das pessoas.

A comitiva veio composta por secretários, assessores e técnicos das secretarias das pastas de Meio Ambiente, Trânsito e Regularização Fundiária de Porto Velho e percorreu algumas secretarias municipais de Boa Vista, como Obras, Meio Ambiente, Segurança, Tecnologia, onde puderam trocar experiências, conhecer o trabalho desenvolvido no local, os sistemas utilizados e os benefícios garantidos a população a partir do trabalho de cada área.

“Há um tempo atrás tivemos conhecimento de um relatório do Banco Mundial sobre a questão da emissão de alvará e licenciamento, em que a cidade de Boa Vista era a 1º colocada no Brasil. Eu, já conhecendo Boa Vista e já tendo uma percepção que o urbanismo aqui é muito avançado, em relação as capitais da região Norte, tivemos uma ideia de vir aqui colher informações das práticas que Boa Vista vem executando, ter uma conversa para ver o que podemos implementar na cidade de Porto Velho”, explicou o secretário municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo, de Porto Velho, Edemir Monteiro Brasil.

Ele ressaltou ainda a oportunidade de trocar experiências e poder levar ideias inovadoras que desburocratize os serviços prestados à população rondoniense. “No momento em que íamos falar de alvará de construção e habite-se, nós ampliamos muito mais a discussão. Pudemos colher as boas práticas que estão sendo feitas aqui e conversar para ver como poderíamos melhorar em Porto Velho, a partir das práticas implementadas em Boa Vista”, concluiu.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Júnior Cavalcante, destacou que equipe veio conhecer o sistema, tanto da área ambiental, licenciamento de obras, na área de trânsito, entre outras medidas implementadas desde 2013, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita.

“Viemos em busca de algo que possa facilitar para nosso contribuinte de Porto Velho.  Saímos aqui de Boa Vista com uma boa impressão. Boa Vista é destaque no país, ao que se refere a questão dos alvarás, das liberações de licença. Tudo aquilo que for bom, a gente tem que vir buscar para levar e facilitar para a sociedade. Boa Vista é uma cidade acolhedora, estruturada, que a gente percebe a valorização dos espaços públicos e principalmente a limpeza urbana”, garantiu o secretário.

O secretário municipal de Economia Planejamento e Finanças, Márcio Vinícius, disse que foi um prazer em receber a comissão da Prefeitura de Porto Velho.  “Eles viram que sempre apresentamos números excepcionais que nos colocam em posição consolidada no país e vieram conhecer na prática como executamos nossos serviços nas diversas áreas de Boa Vista. Estamos entre as três capitais com maior agilidade nesses processos de licenciamento, de meio ambiente, vigilância sanitária. Foi um enorme prazer receber e compartilhar informações e técnicas e trocar experiências com eles”, garantiu.