Alegria e empolgação marcam retorno às aulas em escolas da capital

Alegria e empolgação marcam retorno às aulas em escolas da capital
Crianças retornam às aulas – Foto: Divulgação/PMBV

A semana começou agitada com o retorno das aulas em 126 unidades da Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda-feira (30), cerca de 47.800 alunos voltaram às salas de aula, após férias de pouco mais de um mês. Como todo primeiro dia, as crianças demonstraram alegria e empolgação em voltar ao ambiente escolar.

Como é o caso de Pedro Ferreira, do 5ª ano da Escola Municipal Luiz Canará. Ele comemorou o retorno às aulas e já faz planos para o seu futuro profissional. “Desde as férias já estava com saudade da escola. Aqui gosto muito de estudar, brincar e comer. Sonho em ser artista e trabalhar com pintura”, disse.

Do mesmo modo, a colega de sala, Letícia Sousa, também afirmou ter ficado com muita saudade da escola. “Estou muito feliz em voltar. Estava com saudade dos amigos, dos professores, das aulas de ciências, que são minhas preferidas e da comida, que é muito gostosa. Principalmente o escondidinho”, contou.

Por outro lado, Sandra Pacheco, mãe do aluno Elber Manoel, do 2° ano, comentou sobre a qualidade do ensino no município.

“A Prefeitura está de parabéns. Tanto pela qualidade de ensino oferecida, como também pela estrutura física da escola. Saber que meu filho está em boas mãos, com pessoas capacitadas, me deixa mais segura e tranquila”, explicou.

Boas Vindas

De acordo com a secretária de Educação, Maria Consuêlo Sales, é um momento de acolhimento e boas-vindas. Tanto para os alunos, quanto para os pais e os professores. Ela afirmou ainda que será um ano de grandes avanços na educação municipal.

“Esse ano temos concurso para novos profissionais efetivos, a prova do SAEBE (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é um marco importante para toda a rede de ensino. Temos escolas sendo ampliadas, o que vai permitir a ampliação de vagas e serviços, além de outros investimentos significativos”, explicou.

Semana Pedagógica

Conforme a Prefeitura, o ‘esquenta’ para o início do ano letivo começou com a 10ª Semana Pedagógica, que ocorreu entre os dias 23 e 27 deste mês. O evento contou com palestras, oficinas, exposições, bem como apresentações culturais, reunindo cerca de 6 mil servidores da área para a discussão das diretrizes que vão balizar a política educacional ao longo deste ano.

O evento é tradicional, ocorre sempre antes de iniciar o Ano Letivo, direcionado para professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretários escolares, merendeiras, gestores, vices, assim como coordenadores pedagógicos.

Calendário Escolar

O ano de 2023 contará com 201 dias letivos e carga horária de 804h para ensino regular da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além de 200 dias letivos (800h) para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o recesso escolar será entre 3 e 17 de julho. Por fim, o encerramento do ano letivo será no dia 20 de dezembro.

Fonte: Da Redação